< Voltar

Posse de Parlamento regional aconteceu em Santa Cruz

Publicada dia 22/10/2021 às 17:18:32

Pedro Figueira

posse-de-parlamento-regional-aconteceu-em-santa-cruz


Na última quarta-feira, 20, a Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo sediou a posse do

Parlamento Regional de Ourinhos e Vale do Paranapanema – PROVALE, que engloba 16 cidades da região, e somam mais de 300 mil de habitantes. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional foi quem apresentou o projeto que visa integrar os vereadores de São Paulo à Governança Interfederativa proposta com a Nova Regionalização.

Foram instituídas 31 novas Unidades Regionais, com isso, os representantes das câmaras municipais terão participação efetiva nos Conselhos de Desenvolvimento a serem criados dentro do Projeto de Desenvolvimento Regional do Estado. Cada um dos 645 municípios terá um vereador participando das decisões e políticas públicas regionais. 

Presidente da Câmara de Santa Cruz, o vereador Cristiano de Miranda foi o anfitrião da noite e compôs a mesa diretora da reunião, juntamente do Prefeito Municipal Diego Henrique Singolani Costa, do Prefeito de Ipaussu Sergio Galvanin Guidio Filho, representando a UMMES – União dos Municípios da Media Sorocabana, do presidente do conselho da UVESP, Sebastião Misiara, da presidente executiva Silvia Melo, do vereador de Santa Cruz do Rio Pardo Professor Duzão que presidiu os trabalhos e da vereadora de Manduri Mary de Sousa Lopes que o secretariou a condução dos trabalhos de aprovação do protocolo estatutário e eleição da mesa diretora do Parlamento Regional para o biênio 2021-2023.

Após a eleição, tomou posse então a mesa diretora do Parlamento Regional: Presidente Ana Paula Cândido (Ipaussu), primeiro vice-presidente Cristiano de Miranda (Santa Cruz), segundo vice-presidente Raquel Borges Spada (Ourinhos), terceira vice-presidente Rosangela Gasbarra da Silva Ribeiro de Albarenga (Timburí), quarto vice-presidente Wilson Ananias Botelho (Ribeirão do Sul), secretário geral Vinícius Alfredo Bernardino Cardoso (Óleo), primeiro secretário Cícero Aparecido de Barros (Manduri), e segundo secretário Fernando da Silva Englert (São Pedro do Turvo).

A sede do Parlamento será na cidade de Ipaussu. As sessões acontecerão bimestralmente. O próximo passo a ser tomado pelo Parlamento Regional será a composição de 14 comissões.