< Voltar

Sabores conquistam o público em Festival Gastronômico

Publicada dia 06/09/2024 às 14:23:53

sabores-conquistam-o-publico-em-festival-gastronomico

Giovana Dal Posso


Reunindo milhares de pessoas, não foi só o público que ficou feliz com a da 2ª edição do Festival Santa Gastronomia, realizado na tarde do dia 18 de agosto, no recinto de exposições José Rosso, em Santa Cruz do Rio Pardo. Para Vanessa, do “Pastel da Bete”, que participou do evento pela primeira vez, apesar de uma experiência nova, foi muito boa. 

O prato oferecido era “rabada com purê de batata doce e farofa de Panco com cebola caramelizada”, que teve uma ótima aceitação. “O pessoal gostou bastante, muita gente às vezes não gosta do prato porque nosso prato foi rabada, então o pessoal às vezes só pelo nome "rabada" já faz uma cara meio estranha, mas ainda sim teve uma boa aceitação”, comenta Vanessa. Por trabalharem com um trailer, ela explica que atualmente não é viável a preparação, mas nada impede que o prato seja adaptado e transformado em um sabor de pastel no futuro. 

Quanto aos preparativos para o festival, Vanessa compartilha que tudo foi feito com muita calma e concentração para que nada saísse errado, inclusive a escolha do prato, que foi uma junção de ideias entre ela e Marcos, proprietário do Pastel da Bete. “Juntamos tudo e deu uma boa explosão de sabor, ficou bem gostoso. Com o Otávio dando uns toques, umas dicas para a gente, ficou melhor, ficou bem legal”, explica.

“É bem legal ter um festival gastronômico, é bem legal a gente dar bastante importância a isso, porque cresce o movimento na cidade, traz outras pessoas para a nossa cidade para consumirem, para conhecer”, finaliza.

Essa também foi a primeira vez que Rose, da pastelaria Sabor do Brasil, participou do evento. “Foi uma experiência muito gratificante, grandes nomes e empresas do ramo alimentício juntos fazendo este grande evento, que não foi só vender, mas troca de experiências e muito conhecimento”.

Com porções de pastelzinho shimeji com filé na manteiga, Rose compartilha que ganhou muitos feedbacks positivos sobre o prato, o qual teve uma ótima aceitação do público, pensando até em incorporá-lo como um prato especial no cardápio.

“Ano passado não participei e  não tinha nenhum prato em mente, estávamos à procura de algo diferente”, comenta. “Na realidade, era para ser um pastel vegano, fiz alguns teste com shimeji, brócolis e alho poró. As receitas ficaram boas mas para mim faltava algo, fui procurar o que combinava com shimeji e achei receita de escalope de filé de mignon com shimeji. Daí surgiu a ideia, fiz adaptação e deu muito certo”.

Para Rose, a alimentação está sempre presente em todos os eventos de Santa Cruz, mas, assim como Vanessa, concorda que o festival abre portas para que diversas pessoas da região conheçam mais sobre Santa Cruz.