< Voltar

Produções caseiras são complemento na renda

Publicada dia 31/12/2024 às 12:34:22

producoes-caseiras-sao-complemento-na-renda


O Natal é uma época que desperta memórias, tradições e sabores especiais. Muitas pessoas têm encontrado nas produções caseiras uma forma de tornar as festas ainda mais autênticas. 

Simone Borba decidiu apostar na produção de doces e bolos caseiros para adaptar sua rotina às novas demandas familiares. Após 22 anos como vendedora de roupas, ela retomou as atividades na cozinha em setembro, motivada pela necessidade de cuidar da mãe com Alzheimer. “Quis criar algo que remetesse à infância, mas também incorporar os sabores que estão em alta hoje. O sucesso tem sido surpreendente”, revela Simone, que estima um aumento de 30% nas vendas de Natal.

Para a empreendedora, o diferencial dos seus produtos está no cuidado e na autenticidade. “As pessoas ainda têm dificuldade em diferenciar o caseiro do industrial. Caseiro é feito na hora, tem um tempo de preparo, e isso exige planejamento dos clientes. Mas esse é o charme: o frescor e o carinho no preparo”, destaca.

Por sua vez, Lucivane de Souza transformou as sobremesas, bolos e chocotones na sua principal atividade. Ela retornou ao ramo há dois anos e está confiante para o período natalino. “Final de ano, todos precisam de uma sobremesa e um chocotone para compor a ceia. É o momento ideal para aumentar as vendas e conquistar novos clientes”, afirma.

No entanto, os desafios do setor não passam despercebidos. Lucivane destaca a alta dos insumos como um grande obstáculo. “Compro em uma semana e, na outra, já subiu novamente. Procuro me desdobrar pra conseguir produtos de qualidade e com um bom preço”, ressalta.

Simone acredita no poder de inspiração que seu trabalho pode trazer, especialmente para outras mulheres: “Quero dizer que é possível realizar sonhos. Faça o seu melhor. Procure cursos para se capacitar. Não pense no que você não tem. Faça com o que você tem, pois é possível sim fazer uma renda”.