< Voltar

Paróquia realiza curso de Libras para interessados

Publicada dia 17/08/2018 às 13:35:09

Mayrilaine Garcia

paroquia-realiza-curso-de-libras-para-interessados


A Paróquia São Benedito de Santa Cruz do Rio Pardo está realizando desde ontem, 15, um curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) com duração de quatro meses. O curso é uma iniciativa da Diocese de Ourinhos, que já realiza o curso na cidade, a partir dos ensinamentos do Padre Flávio Mariano e sua equipe de auxiliares especializados em Libras, que receberam o convite dos coordenadores do Conselho de Leigos e do Padre Davi da Paróquia São Benedito, para trazer o curso para a comunidade santa-cruzense também. Conforme Eder Simão, um dos coordenadores do Conselho, a ideia de promover o curso, partiu ao sentirem a necessidade de ter intérpretes de Libras presentes nas missas para permitir a participação das pessoas com deficiência auditiva também. “Vimos a importância que teria ao apresentar este curso, a partir de casos de pessoas com deficiência, no caso auditiva, que vão a missa, mas não podem entender e acompanhar o que está sendo dito, então o curso viria especialmente destinado para contribuir neste sentido, e, futuramente, ter alguém à frente com o padre, fazendo a interpretação para as pessoas que necessitam deste tipo de comunicação”, diz.

Eder afirma que, mesmo com esse princípio, o curso será aberto a toda população, sem restrições de idades e religião.  “Partimos convidando servidores de todas as paróquias com objetivo de ter representante de cada uma, mas, não só neste sentido buscamos participantes, o curso é aberto a todos, pois todos nós devemos pensar nas necessidades do próximo, e a pessoa com deficiência precisa estar inclusa, com seus direitos iguais ao de todos, o que vai além de uma calçada adaptada, como também na igreja, na escola e em todos os locais e ocasiões, então com o curso podemos praticar e também incentivar”, declara.

O curso de Libras, segundo Eder envolve lições teóricas, mas, em maioria se trata de ensinamentos dinâmicos. Aos interessados, o curso está com 150 vagas abertas, e as inscrições podem ser feitas através do link www.saobeneditoscrp.com.br/libras ou nas Paróquias São Benedito, São Sebastião, São José, Santo Antônio, e Santuário Nossa Senhora de Fátima, e também no local antes da primeira aula. “As aulas acontecerão todas as quartas-feiras, a partir da próxima semana, até dezembro, das 19h30 às 21h30, na Paróquia São Benedito, e no final todos os participantes receberão certificados”, informa.

Para a participação é necessário o investimento de R$180, que pode ser dividido em até seis vezes. Para mais informação a Paróquia São Benedito fica na rua Praça Otaviano Botelho de Souza, 53. Telefone para contato: (14) 3372-1105.