< Voltar

O Natal se aproxima: quando devemos montar a árvore? Entenda

Publicada dia 01/12/2023 às 16:04:35

o-natal-se-aproxima-quando-devemos-montar-a-arvore-entenda


Com o natal se aproximando, casas e comércios são cada vez mais decorados com luzes e adornos. Entre os principais símbolos dessa época, a árvore de natal tem um lugar de destaque. 

Os primeiros registros dessa tradição são antigos, e não se sabe com certeza onde e quando foi montada a primeira árvore de natal. Além da origem pagã, quando romanos e egípcios usavam o pinheiro para homenagear seus deuses, o uso da árvore dentro das residências se polarizou durante o século XIX, graças à tradição da família real do Reino Unido. 

A escolha do pinheiro como representação para esse momento, se dá por conta desta ser a única árvore a se manter verde durante o inverno, e por isso era colocada dentro das casas nos períodos de frio intenso. O padre Adriano Pires, atualmente pároco da Paróquia São Benedito, explica que essa planta é considerada a ‘árvore da vida’: “Para os cristãos, Jesus é a Vida, por isso logo foi associada a esta tradição ao Natal”.

Apesar do clima natalino se intensificar nos últimos meses do ano, a data certa para montar a árvore de natal, segundo o cristianismo, é durante o advento. “O Advento é o primeiro período do ano litúrgico cristão, tempo que antecede o nascimento de Jesus Cristo. São quatro semanas de preparação, esperando o Nascimento de Jesus, onde somos convidados ao arrependimento e promoção da paz”, afirma o religioso.

As quatro semanas que antecedem o Natal são chamadas de advento, e devem ser voltadas ao preparo interior e exterior para a chegada de Cristo. O primeiro domingo desse período é considerado a data ideal para montar a árvore de natal, para aqueles que seguem o cristianismo. Este ano, a data cai em 3 de dezembro.

Segundo o Padre, o momento de decoração da casa para o natal, seja ao montar a árvore, ligar as luzes ou espalhar ornamentos, traz aos seguidores de cristo um tempo de reflexão: “a árvore, o presépio e todos os símbolos do Natal são sinais que nos ajudam a lembrar deste importante momento para a nossa fé. Mas apenas enfeitar nossas casas não deve ser o único motivo para se celebrar o Natal”, argumenta o pároco. 

A vinda de Jesus, para os fiéis, é um período de propósito e transformação entre familiares e amigos, gerando maior conciliação e proximidade. “Aproveitar este momento de arrumar a casa e estar junto com os familiares é uma ótima oportunidade para aumentar a união, assim como preparar também o coração, através do Sacramento da Reconciliação, a confissão, e de práticas de caridade com os mais necessitados”, finaliza o padre.