< Voltar

Candidata trans a Miss Comerciária deseja abrir portas para outras

Publicada dia 27/07/2022 às 16:32:24

candidata-trans-a-miss-comerciaria-deseja-abrir-portas-para-outras


Operadora de caixa, Luana Spyller dos Santos, 30, é uma mulher trans e está concorrendo no concurso Miss Comerciária 2022 da ACE. Será a primeira vez que uma trans participa. Ela afirma que, independente do resultado, só o fato de participar deve abrir portas para outras trans, e ajuda a reduzir o preconceito que ainda é forte na sociedade.

Ela conta que quando viu as inscrições abertas para o concurso ficou interessada. Com total apoio da patroa resolveu encarar. Por conta do regulamento do evento ela precisou arrumar seus documentos, coisa que vinha adiando pela falta de tempo e excesso de burocracia. “Acabou que conquistei meu documento com o nome e gênero retificado, o que antes apenas usava nome social, mas agora é oficial”, argumenta.

Luana contou que nasceu em Taquarituba e saiu de casa com 18 anos para buscar novas oportunidades. Por conta de amigos acabou se mudado para Santa Cruz do Rio Pardo há 10 anos. Aqui conheceu seu companheiro e está casada há 5 anos. Sobre sua transição de gênero, ela conta que desde os 18 anos passou a se vestir com roupas femininas e que nunca teve problemas na família por conta disso. “Já tomei hormônio, mas agora não tomo. Desde que comecei a me vestir nunca parei, me identifico como mulher mesmo, não uso roupa masculina. Não tenho problema com meu corpo, não tenho vontade de operar, penso apenas em colocar silicone”, revela.

Luana relata que existe ainda muito preconceito que dificulta para as pessoas trans conseguirem emprego. “Entreguei muito currículo até conseguir a primeira oportunidade. Depois de começar a trabalhar aí foram surgindo novas oportunidades, o difícil é conseguir o primeiro. Quando tive a oportunidade agarrei com toda força e mostrei meu valor. Hoje trabalho no mercado, agencia de viagens, às vezes algum bico no comércio de roupas, tudo o que eu posso eu faço. Conseguir o primeiro é difícil. Foi muito importante essa oportunidade. As pessoas não precisam nos aceitar, mas precisa respeitar”, afirma.

O concurso

O evento promovido pela ACE será realizado no dia 20 de agosto, às 20 horas, no salão de festas da ACE. Será a 9ª edição do evento que ficou parado por dois anos por conta da pandemia. O requisito para participar é ser trabalhadora da categoria (comércio, indústria ou serviços), em Empresa filiada à ACE, e ter entre 16 e 30 anos. Serão 13 candidatas disputando as premiações.