< Voltar

Artista plástica local se destaca internacionalmente

Publicada dia 11/01/2022 às 14:12:18

artista-plastica-local-se-destaca-internacionalmente


A artista plástica Renata Egreja, de seu ateliê em uma fazenda em Ipaussu, produz material que está se destacando no Brasil e no mundo. Ela recebeu o convite da marca italiana Salvatore Ferragamo para que suas pinturas estampem uma linha de bolsas. A linha especial desenvolvida para a América Latina tem ela representando o Brasil e outra artista mexicana.

“Foi um desafio muito grande, porque foi a primeira vez que trabalhei com moda. Precisei adaptar minha linguagem para estes produtos. O trabalho começou no ano passado e o lançamento desta edição limitada foi em outubro”, conta.

Com família em Santa Cruz do Rio Pardo e Ipaussu, nasceu em São Paulo, mas passou a infância no interior, estudou em Santa Cruz, onde tem amizades até hoje. Ela conta que desde que tem memória de infância lembra-se de desenhar. Na hora de fazer faculdade acabou começando em publicidade, mas logo viu que não era o que queria. Foi então que migrou para artes plásticas na FAAP. Ao final do curso passou em um concurso de uma escola de arte em Paris onde concluiu seus estudos com bolsa do governo francês.

Quando voltou ao Brasil, em 2010, começou a trabalhar no circuito de artes plásticas contemporâneas, galerias, fazendo exposições, centros culturais. “No interior tem obras minhas no Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu de Arte de Ribeirão Preto, no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba. Também no setor privado como SP Arte, Arte Rio, e feiras internacionais. Recentemente expus em Miami na Arte Week. Agora meu objetivo é a internacionalização da minha pintura”, revela.

Renata afirma que tem uma ligação muito forte com a região. “Minhas telas recentes tem toda uma referência ao céu daqui, as cores do interior. Temos o por do sol mais bonito do Brasil. Escolhi voltar para cá para educar minhas filhas de 5 e 6 anos na nossa região. Meu marido está trabalhando por aqui também, o que facilita”, conta.

Seu trabalho é bem diversificado, são telas de aquarela, pintura em óleo, pintura acrílica, tem costura, tem cerâmica. “É um trabalho multimeios onde coloco minha arte contemporânea”, diz.

Renata também está com a exposição “Em Volta do Tempo” na Pinacoteca Forum das Artes de Botucatu até o dia 31 de janeiro. A exposição acontece como resultado do prêmio de Artes Visuais do ProAC LAB 2020, incentivado pela Secretaria de Cultura e Econômia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.

A mostra mescla trabalhos inéditos de Egreja, apresentando 5 telas grandes sobre tela e 10 aquarelas, além da instalação imersiva “Mesa Posta” (2021), que convida o espectador a mergulhar na obra e observá-la desta perspectiva, com cores e formas sugerindo sons e movimento, propondo um estado de encantamento.

A exposição ocupa duas salas e o átrio da Pinacoteca, faz parte de um projeto que remete a experiência de retorno à terra natal. Lugar em que a artista cresceu e agora regressa com um olhar diferenciado. A exposição esta aberta para visitação de quarta a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até o dia 31 de janeiro, com entrada gratuita.