< Voltar

Sport Sindical é campeão na Copa Piratininga

Publicada dia 21/10/2022 às 14:35:15

sport-sindical-e-campeao-na-copa-piratininga


O futebol é um dos esportes mais populares no Brasil – onde torcedores e jogadores se unem pela paixão que sentem pelo jogo. Entre as crianças, não é muito diferente, os pequenos vão desde jogadores por hobby até aqueles que sonham em ser estrelas do futebol.

O Sport Sindical, escola e projeto social de Santa Cruz do Rio Pardo, é o lar de muitos sonhos e crianças apaixonadas por futebol. Exedil Magnani é um dos professores do projeto, e conta que o time atende cerca de 100 crianças divididas em quatro categorias: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Recentemente, o time jogou a 18ª Copa Piratininga, tradicional da região, e foi campeão em duas categorias: a Sub-11 e Sub-13.

“Na Sub-13 fizemos uma campanha impecável, de oito jogos e oito vitórias”, conta Exedil, “e na Sub-11 fizemos uma campanha de sete jogos e cinco vitórias, um empate e uma derrota”. Um desses pequenos jogadores é Felipe Mobile, de 13 anos, que está no time há 6 anos e atualmente joga na categoria Sub-13.

Para ele, o time representa uma família: “Todos nós somos unidos e sempre tentarmos dar o melhor de cada um, sempre fazendo sua função e tentando melhorar a cada dia. Em minha opinião o que fez nós ganharmos a Super Copa Piratininga foi a energia dentro de campo, a vontade de vencer, a dedicação mesmo com tempo de chuva ou chuviscando sempre indo treinar, marcamos treinos de sábado também para não ficarmos parado e sempre tentando evoluir como jogador individual e como equipe”, conta.

“E também todo mérito dos professores que nos ajudaram e nos incentivaram e nos proporcionarem essa oportunidade de jogar”, relata Felipe. Os trabalhos dos professores Luan, Lorival e Exedil, que treinam as crianças, é realizado de forma completamente voluntária.

O adolescente treina três vezes durante a semana e joga nos finais de semana aos sábados ou domingos. “Como estudo apenas no período da manhã, a tarde tenho o tempo para treinar, porém até o horário dos treinos faço as obrigações da escola como tarefa, trabalhos e provas. Sempre tento manter a responsabilidade de treinar e estudar pois mesmo que eu goste de jogar futebol preciso estudar”, conta Felipe.

Por conta de um acidente em uma partida, o atleta acabou jogando apenas duas rodadas da fase de grupo da Copa, mas mesmo assim não deixou de torcer pelos companheiros do time da arquibancada. “Mesmo com a nossa grande fase de grupos tivemos que jogar a quartas de finais contra uma equipe bem forte, neste jogo já estava jogando novamente e conseguimos classificar. Também vencemos a semifinal num clássico da nossa cidade e ganhamos na final contra o time da casa do campeonato. Isso mostra o quanto nosso time foi unido e como não foi fácil vencer o campeonato”, relatou o jovem.

Para Exedil, o projeto tem uma relevância enorme para os jovens. “A importância do nosso projeto na vida das crianças é poder dar oportunidades para elas terem uma atividade extracurricular de forma gratuita para que elas evitem ficar na rua e com a cabeça vazia, e que elas tenham a oportunidade de praticar um esporte: o futebol. Para as crianças que se destacam, conseguimos dar continuidade dentro do futebol”, explica.

Ele também conta que atualmente a escola tem uma parceria com a Esportiva Santacruzense que visa dar a oportunidade de disputar campeonatos de categoria de base futuramente, como o Campeonato Paulista de base Sub-11, Sub-13, Sub 15 e Sub 17.

Serviço

Aos que desejam apoiar o projeto com algum tipo de doação, o contato deve ser feito através da Associação Desportiva e Recreativa Sport sindical pelo telefone (14) 3372-5836.