Jornal Atual
< Voltar

Palhaço Tubinho voltará à Santa Cruz

Publicada dia 09/03/2017 às 15:43:58

Divulgação

palhaco-tubinho-voltara-a-santa-cruz


Após alguns anos longe de Santa Cruz do Rio Pardo, o palhaço Tubinho voltará à cidade com um show inédito no próximo dia 15 no salão de eventos da Associação Comercial e Empresarial com o espetáculo “Tubinho de Minissaia”.

“Para ajudar o patrão a sair de uma enrascada, o humorista se passa por uma mulher e a confusão vai ser das grandes nesta super comédia”, garante o organizador Silvio, da empresa Silvinho Eventos.

O evento possui classificação indicativa de 12 anos e está previsto para as 19 horas do dia 15 de março. Os convites já estão disponíveis nos pontos de venda: Algo Mais e Cia, Epidemia, Cirúrgica Vida e Saúde e a Baiuca do Miguel em Ipaussu à R$ 25.

História

A trajetória artística da "família Tubinho" em circos e variedades começou em meados de 1918, quando Juvenor Ferreira Garcia (o palhaço Caolho) casou-se com Lola Garcia (vó Lola). Ambos trabalharam em várias companhias circenses até fundarem seu próprio circo em 1923, acompanhados pelos filhos (Altamar, Brasilina e Juvenor).  Com o tempo Altamar, o filho mais velho do casal, passou a ser o palhaço Tricô no então Circo dos Irmãos Garcia. 
Naquela época, era grande o número de circos espalhados pelo país e a concorrência fez com que os Irmãos Garcia inovassem os espetáculos circenses, com encenações de peças teatrais no picadeiro.

Aos poucos as encenações tomaram todo o espetáculo, criando assim o Circo Teatro Irmãos Garcia. Altamar precisou sair do grupo e nasceu a necessidade de ter um novo cômico. Juve Garcia (filho mais novo do casal Juvenal e Lola Garcia) criou então ("Tubinho o Trapalhão") que está nos palcos até hoje. Mais tempo se passou e em 1959 Juve montou sua própria companhia, o "Circo Teatro Irmãos Garcia com Tubinho e sua Cia". O grupo rodou o Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mas o aparecimento da televisão fez com que perdessem público e em 1978, Juve resolveu parar com o circo, e dedicar-se a animações de festas infantis em Curitiba onde criou a "Juve Garcia Organização de Espetáculos Teatrais".

Pouco antes de sua morte em 1994, Juve, passou o nome Tubinho para seu sobrinho Pereira França Neto. Através da junção de Pereira França Neto, sua irmã Silvana Pereira e seu pai Amilton Garcia, no dia 29 de junho de 2001 renascia o Circo Teatro na cidade de Arapoti (PR) com a peça "O Tubinho Apareceu". Atualmente o Circo de Teatro Tubinho é composto por uma grande família de 35 pessoas envolvidas e um repertório de 90 espetáculos.