Jornal Atual
< Voltar

Moda do Tereré cresce entre jovens

Publicada dia 12/05/2021 às 15:19:55

moda-do-terere-cresce-entre-jovens

Thaís Balielo


Feito a partir da erva-mate, o Tereré, uma bebida típica do Mato Grosso do Sul, mas vem ganhando outras regiões. Proprietária da tabacaria Asa Branca, Flávia Fernandes, viu a procura pela bebida e seus acessórios crescerem muito nos últimos tempos, principalmente entre os jovens.

Ela conta que os clientes mais velhos buscam as ervas tradicionais e os mais jovens preferem as ervas com sabores diferenciadas como limão, menta, boldo, abacaxi e até detox. Segundo Flávia a procura aumentou em todas as idades entre ervas, copos, bombas, garrafas e que existe grande variedade de marcas e sabores do Tereré.

O consumo do Tereré é caracterizado pela presença de: cuia para tereré, bomba, erva-mate e água fria. O Tereré ganha espaço principalmente durante os meses mais quentes do ano, também pode ser servido com outros líquidos gelados, como sucos e a mistura de água com limão, por exemplo.

A principal diferença entre o Tereré e o Chimarrão é a temperatura da água. Além disso, a erva-mate do chimarrão e do tereré é a mesma, o que diferencia as duas é o processo de granulometria, em que o chimarrão possui mais folha do que palito em sua composição, tornando-a mais amarga, enquanto a do tereré é equilibrada nesse quesito, gerando um sabor mais suave.

O indicado é consumir o tereré em cuias feitas de guampas de boi ou sintéticas ou copos metálicos, que ajudam a manter a bebida gelada. A quantidade de erva-mate deve ser de dois terços do recipiente, pois a erva de tereré tem o efeito de inchar ao entrar em contato com a água gelada. Uma dica é tomar o tereré apenas com água bem gelada, ou ainda com folhas de hortelã, pedaços de frutas e especiarias. Quanto mais gelo melhor, recomenda Flávia.

O Tereré também pode ter benefícios para a saúde. A cafeína presente na erva mate possui efeito termogênico, acelerando o metabolismo que pode auxiliar para melhores resultados na prática de exercícios e na perda de peso. Rica em antioxidantes, o mate também é bom para pele. Como é um excelente diurético, o mate auxilia na eliminação de líquidos e limpeza do organismo.