Jornal Atual
< Voltar

Balé Municipal conquista oito novos prêmios

Publicada dia 01/07/2022 às 12:05:38

bale-municipal-conquista-oito-novos-premios


O Balé Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo vem sendo reconhecido por seus trabalhos há muitos anos, sempre trazendo prêmios por onde passa. Recentemente os grupos Juvenil e Avançado do Balé Municipal participaram do 21° Valinhos em Dança, em Valinhos (SP), e receberam oito prêmios no total.

O professor e coreógrafo, Robson William Souza, está à frente do Balé desde 2013. Além dos prêmios e reconhecimento, Robson tem visto seus alunos se tornarem profissionais da dança e muitos mudarem de vida graças a isso. “Podemos falar que a arte em geral pode mudar a vida das pessoas, pois te dá outra visão do mundo”, reflete.

Jaqueline Garcia é aluna de balé, danças populares e jazz, foi aluna do professor Rogerio Gonçalves em danças urbanas, dança de salão e contemporâneo. Ela já havia feito algumas coreografias e sido premiada antes da pandemia. Robson contou que estavam montando os trabalhos para ir ao festival e faltavam danças urbanas. “Propus para ela montar e topou o desafio. Sabia do potencial dela e que daria conta”, revela.

Neste festival de Valinhos, o Balé participou com 12 coreografias, sendo nove trabalhos de autoria de Robson, e outros três de Jaqueline. “Essas danças apresentadas algumas são trabalhos coreográficos que o balé já tinha pronto e alguns trabalhos são novos. Como ficamos dois anos parados por conta da pandemia, agora que estamos voltando a montar novas coreografias”, conta.

Em Valinhos a equipe do Balé Municipal trouxe para Santa Cruz o troféu de primeiro lugar nas coreografias Viva São João, Parintins é vermelho sou garantido, e Beleza do Pará. Já as coreografias Índia in Fest, Bahia de todos os santos, Toy Story, e Canto de Oxum, receberam a prata, todas de autoria de Robson. A coreografia Free again, de Jaqueline Garcia também ficou com a prata.

Robson se orgulha de ver como o Balé Municipal têm se destacado em festivais regionais, nacionais e internacionais. “Já temos o nome na grande área da dança. Conseguimos ter reconhecimento por onde o Balé Municipal passa”, afirma.

Atualmente Robson atende 10 turmas, sendo crianças a partir de quatro anos até mulheres mais velhas que fazem aula de ritmos. Além da aluna Jaqueline que também se tornou coreografa, a aluna Jade se tornou professora de dança e dá aula no colégio Camões.

As danças do Balé Municipal além de trazerem prêmios para a cidade, também fazem sucesso e a alegria das pessoas nos eventos da cidade. A Secretaria de Cultura tem dado bastante oportunidade para os grupos apresentarem suas danças. Robson contou que, além disso, eles estão sendo procurados para se apresentarem em eventos particulares e em empresas.