< Voltar

Saúde mental ganha destaque no mês de janeiro

Publicada dia 17/01/2020 às 16:41:46

Diego Singolani

saude-mental-ganha-destaque-no-mes-de-janeiro


Incentivar as pessoas a cuidarem mais de seus sentimentos e emoções. Esse é objetivo principal da campanha Janeiro Branco, que também busca colocar em destaque temas relacionados à saúde mental. Neste ano, mais uma vez, haverá programação oficial para a campanha em Santa Cruz do Rio Pardo, organizada pela secretaria de Saúde.

O Janeiro Branco surgiu em 2013, no Brasil, por iniciativa de psicólogos de Minas Gerais. “Foi escolhido o mês de janeiro, pois ele tem o significado de início, novas expectativas e renovar as forças para atingirmos nossos objetivos”, explica a psicóloga Edvania Parmegiani. “Na minha opinião, é uma das campanhas mais encantadoras que temos. Aliás, o ser humano deveria voltar-se para si, cuidar de suas emoções e valorizar-se”, afirmou.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental depende do bem-estar físico e social, ressaltando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. É um conjunto de condições fundamentais para que cada indivíduo tenha plena capacidade, inclusive coletiva, para pensar, se emocionar e interagir em sociedade. Em suma: aproveitar a vida.

Para Edvania Parmegiani, a falta de empatia entre as pessoas é uma característica dos tempos modernos que contribui para o adoecimento emocional. “Não dar atenção ao estado emocional do outro é um erro. Muitas vezes, estamos vendo que um familiar, um colega, não está emocionalmente bem e parece ser mais fácil pensar: ‘é frescura’, ‘quer chamar atenção’, do que ajudar”, disse. “Não podemos julgar a dor do outro, nem tentar comparar. ‘Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração’, é o verso da música do Titãs que deveria ser melhor compreendido por nós”, afirmou a psicóloga.

Programação do Janeiro Branco em Santa Cruz

Dia 15 - Piquenique com usuários do Caps.

Dia 20 - Evento do aniversário da cidade na Praça São Sebastião com contação de histórias, percussão do CAPS, tendas de escuta com profissionais da rede e artesanato.

Dia 24 - Roda de conversa entre profissionais do CAPS sobre atendimento de emergência, com representantes da Polícia Militar, UPA, SAMU, Bombeiros e Santa Casa. No mesmo dia, às 19h00, teatro do CAPS no auditório da Câmara Municipal.

Dia 31 - Roda de conversa entre obstetras e o psiquiatra do CAPS, Eduardo Ursolino, sobre depressão pós-parto. No mesmo dia, passeata de encerramento da campanha pela rua Conselheiro Dantas.