< Voltar

Dores fortes no abdômen podem significar pancreatite

Publicada dia 04/07/2018 às 11:55:00

dores-fortes-no-abdomen-podem-significar-pancreatite


O pâncreas é um órgão localizado no abdômen, responsável por auxiliar a digestão e por fabricar insulina, o que regula a quantidade de açúcar no sangue, portanto, assim como outros aparelhos, envolve vários tipos de complicações, como a pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, e pode de desenvolver por diversas causas, como fundamenta o médico gastroenterologista, Bruno Rasmussen. “Existem dois tipos de pancreatite, a aguda, que é causada por cálculos (pedra) na vesícula ou pelo vírus da caxumba. E também a crônica, normalmente causada por uso intenso e abusivo de álcool, como por alterações metabólicas, ou muito raramente, por alterações genéticas”, explica.

O médico aponta que, em jovens, é mais comum a doença por vírus da caxumba, em homens de meia idade, por excesso de consumo de álcool, e, em mulheres a pedra na vesícula pode ser a causa, que afetam a passagem do suco pancreático. “O problema se desenvolve ao aumentar a dificuldade da passagem do suco pancreático, que é o líquido que o pâncreas fabrica, pelos canais internos do órgão, o que leva a um extravasamento e a um processo de autodigestão da glândula, causando inflamação e necrose”, relata.

Se não realizados os devidos tratamentos, Bruno afirma que é capaz da doença se agravar. “Em alguns casos, o quadro pode ser fatal, dependendo de diversos fatores. Além de que, algumas pancreatites intensas podem levar a diabetes pela destruição da parte do pâncreas que produz a insulina”, alerta.

Por isso, quando identificado pelo paciente através dos sintomas como, dores muito fortes no abdômen, deve-se procurar um especialista, para tratar do diagnóstico, e, logo dos tratamentos. “A pancreatite por pedra na vesícula se cura através da retirada, as de causas genéticas e metabólicas não tem cura, mas há o controle, assim, como a por excesso de álcool que é controlada somente com a suspensão do consumo alcoólico, enquanto a pancreatite pelo vírus da caxumba é a mais simples, que se cura com repouso e com o tempo”, garante.