< Voltar

Dietas de verão podem fazer mal à saúde

Publicada dia 03/12/2019 às 16:52:18

Thaís Balielo

dietas-de-verao-podem-fazer-mal-a-saude


Muita gente faz dietas milagrosas, radicais ou vai atrás de promessas de emagrecimento expresso para ter um corpo perfeito para o verão. Dieta da lua, da proteína, da sopa, do shake e outras como essas. A nutricionista Ana Laura Saia Cavasini alerta para os riscos deste tipo de dieta. “O processo de emagrecimento vai além destas dietas da moda. Depende de uma alimentação saudável e consciente, mudança de hábitos, novo estilo de vida”, argumenta.

Ana Laura explica que estas dietas restritivas terão um resultado apenas durante o período da dieta. Depois a pessoa volta a engordar, e até mesmo pode adquirir mais peso do que tinha antes, pois os hábitos alimentares continuam errados. “Cada vez que acontece este efeito sanfona, mais difícil fica o emagrecimento”, alerta.

A profissional disse ainda que quem segue uma dieta restritiva por um longo tempo acaba agredindo e estressando o organismo que acaba liberando o cortisol. O aumento do cortisol no organismo aumenta a gordura abdominal. “Por isso, estas dietas restritivas resultam em compulsão alimentar, ausência de nutrientes, enfraquecimento de ossos, queda de cabelo, acabam sobrecarregando rins e fígado, causando fraqueza e desânimo. Quem quer emagrecer deve ter consciência de que não existe milagre”, aconselha.

Ana Laura estima que um emagrecimento saudável não deve passar de quatro quilos por mês para não acarretar em falta de nutrientes. “Dá para modificar os hábitos alimentares e conseguir um emagrecimento saudável. É importante ter uma data inicial e um comprometimento com essa mudança de hábito. Ter horário para as refeições, planejamento do que vai comer durante a semana e sempre ter variedade de alimentos, além de organização e deixar pronto hoje o que vai comer amanhã”, aconselha.

Nesta época do ano a procura em seu consultório aumenta muito, mas Ana Laura pondera que a pessoa deve procurar orientação de nutricionista e educador físico o ano todo, para conseguir resultados satisfatórios e duradouros. Porém, para quem não se cuidou e agora quer correr atrás do prejuízo, a profissional recomenda investir na variedade e fazer a substituição dos alimentos gordurosos como massas, doces por frutas, legumes, peixes, alimentos mais leves e com pouco sal.

“Não pode esquecer-se da hidratação. No calor acontece muita perda de água e temos que repor. É necessário introduzir sucos detox e muita água. Também é aconselhável consumir alimentos ricos em vitamina A, que são os de cor amarela e laranja como cenoura, manga, abóbora, damasco, ovos, além dos folhados verdes como agrião, espinafre e couves. Esses alimentos vão ajudar na produção de colágeno”, argumenta.