< Voltar

Corpo pode pedir um ‘detox’ após festas de final de ano

Publicada dia 02/01/2019 às 12:24:35

Thaís Balielo

corpo-pode-pedir-um-detox-apos-festas-de-final-de-ano


As festas de final de ano vêm acompanhadas de muita comida e álcool, sendo ceias de natal e ano novo, festas de confraternização de empresas e encontros com os amigos. Nesta época o corpo muitas vezes pede uma pausa para se reabastecer e é aí que entra o detox. A nutricionista Ana Laura Saia Cavasini explicou ao Atual a importância de fazer um detox após o abuso.

Atual - No final do ano as pessoas abusam de comidas e bebidas, após este período é bom fazer uma dieta de desintoxicação?

Ana Laura - Sim, a dieta detox consiste na eliminação de alimentos e bebidas ricos em açúcar, sódio e gorduras ruins. A ingestão em excesso desses alimentos, além de gerar substancias tóxicas podem prejudicar a eliminação das mesmas fazendo com que se acumulem e prejudiquem o correto funcionamento do organismo. Essa dieta em geral é indicada para quem necessita realizar uma limpeza, acelerar o organismo e melhorar o seu funcionamento.

Atual – Quais as dicas para um detox do corpo?

A.L. – Uma dieta detox contém alimentos naturais: frutas, legumes e verduras, rico em fibras, vitaminas e minerais, que desempenham funções importantes ao organismo. Uma boa hidratação, aumento de água para facilitar a eliminação de impurezas, sucos e chás contribuem para a diminuição da retenção líquida, devido seu efeito diurético.

Atual – Mesmo durante o período de festas tem como intercalar a comilança com algum tipo de alimento ou bebida que ameniza os efeitos de comidas pesadas e abuso do álcool?

A.L. – É essencial para manter o equilíbrio, incluir alimentos que favorecem a atividade hepática como o espinafre, brócolis e tomate. Além de alimentos fonte de selênio: castanha-do-pará e arroz integral, e fontes de vitamina C (limão, laranja, acerola), do complexo B para a manutenção do fígado (nozes, ovos, legumes e frutas, fontes de ômega 3 para desintoxicação do fígado (óleo de peixe, farinha e semente de linhaça).

Atual – Para quem não quer uma festa de final de ano com comidas pesadas quais as opções para passar as festas de forma mais saudável?

A.L. – Para a realização de uma ceia saudável e balanceada servir de entrada palitos de cenoura, pepino, tomate, palmito e salada verde com molhos a base de iogurte. Para os petiscos, um mix de oleaginosas e frutas secas sem exageros, pois são calóricas. Como prato principal é preferível o uso de carnes magras, assadas ou grelhadas. Acompanhamentos é interessante substituir os carboidratos (arroz branco, massas) por integrais (arroz integral com lentilha, amêndoas ou quinoa). Como bebidas servir águas aromatizadas ou suco de uva. Para sobremesa aproveitar a variedade das deliciosas frutas da época (lichia, amora, cereja, pêssego, nectarina, ameixa, abacaxi).

Atual - Para quem abusou de comidas gordurosas e do álcool o que fazer no dia seguinte para aliviar a ressaca?

A.L. - Aqui o foco é limpar o fígado, intestino e fazer seu organismo funcionar. Nesse caso o suco verde ou o chá de ervas é essencial na desintoxicação. Uma dica é o chá de dente de leão mais erva doce ou pau tenente.