< Voltar

Comidas vegetarianas e veganas oferecem opções saudáveis

Publicada dia 23/04/2018 às 12:43:26

Carol Leme

comidas-vegetarianas-e-veganas-oferecem-opcoes-saudaveis


As dietas veganas e vegetarianas costumam trazer opções mais saudáveis e muito criativas, uma vez que muitos dos ingredientes precisam ser substituídos. E, todos podem sair ganhando, já que as preparações, além de mais leves e diferentes, ainda fazem bem para a saúde. A publicitária Jéssica Menezes mudou-se de Itapetininga para Santa Cruz há dois meses e chamou atenção ao oferecer nas redes sociais sua coxinha com carne de jaca. Ela conta que depois da maternidade saiu do mercado de trabalho e que então, por ser vegetariana, começou a mergulhar no mundo da gastronomia e a explorar um nicho de mercado que vem crescendo a cada dia. “Quero apresentar este tipo de alimentação a outras pessoas e mostrar que pode ser completo e suprir todas as necessidades”, contou.

A sua coxinha de carne de jaca é uma receita exclusiva para venda, mas, para o preparo da carne, Jéssica abre o jogo. “A jaca verde não tem aroma, nem o sabor da fruta, então pode ser utilizada tranquilamente e sem medo. Basta colocar em pedaços com casca na panela de pressão por 10 minutos. Depois é só retirar a casca, os caroços e a polpa e ir desfiando que fica como um frango desfiado. Depois pode temperar com o que quiser, alho, cebola, por extrato de tomate, pimenta do reino e utilizar nas preparações, como escondidinho, tapioca, entre outros”, ensinou. Para cortar a jaca, o segredo é passar óleo na faca, para que os visgos não fiquem grudando. “Ainda há quem utilize os caroços para torrar para fazer farofa ou então para fazer patê”, acrescenta.

As massas também podem ser feitas de maneiras mais leves, como por exemplo o nhoque vegano. Enquanto o tradicional é feito de ovos, Jéssica os prepara com inhame, que além da consistência igual, ainda tem propriedades anti-inflamatórias e baixo índice glicêmico, que causa saciedade por mais tempo. “Eu utilizo quatro inhames pequenos, cozinho na pressão com casca por sete minutos, descasco, amasso como se fosse um purê e adiciono sal e pimenta do reino. Depois é só acrescentar aos poucos 100 g de farinha de trigo integral ou comum, ir misturando aos poucos e enrolar em cima de uma superfície com farinha”, explica. Com os nhoques prontos, basta colocar na água fervente até boiar e retirar. “Eu ainda coloco um molho vitaminado, ótimo para camuflar os legumes. Cozinhe a beterraba cozida sem casca, uma cenoura cozida e três tomates com tempero picado, bata no liquidificador com um pouco do caldo da beterraba cozida e ferva na panela até dar o ponto de molho”, indica.

O macarrão também pode ser feito com tiras de cenoura, abobrinha e palmito pupunha, ralados até mesmo nos raladores mais simples e serem levados à água fervente por cerca de dois minutos, acrescentar molho e servir. “Eu faço um molho pesto, colocando no liquidificador manjericão, azeite, alho, alguma castanha ou noz”, ensina.