< Voltar

Clínica Integrar realiza evento sobre autismo

Publicada dia 18/04/2019 às 17:13:47

Thaís Balielo

clinica-integrar-realiza-evento-sobre-autismo


A Clínica Integrar realizou no dia 6 de abril um evento sobre o autismo na Câmara Municipal. No dia 2 de abril se comemora o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. O evento teve palestra de profissional, além de jovens diagnosticados com o autismo e seus pais que dividiram suas experiências.

Uma das organizadoras, a médica neuropediatra Ellen Balielo Manfrim afirmou ter ficado muito satisfeita com a participação da comunidade, e enfatizou a importância do trabalho em equipe para a realização do evento.

Além de Ellen, a  Clíinica Integrar é formada por Aletéia Rodrigues (fisioterapeuta neuropediátrica), Daniela Oliveira e Souza (médica gastropediatra), Juliana Pozza (psicóloga infantil), Jocy Ellen Sartori Doná (fonoaudióloga), Rita Tomaz (psicopedagoga), Tamires Oliari Bueno Ribeiro (terapeuta ocupacional), e Fernanda Sanson Branco (médica ortopedista pediátrica). A Clínica conta ainda com Geovanna Maitan (assistente terapêutica), Vitoria Lamino (assistente terapêutica), Giovana Balielo e Jaqueline Policante (secretárias) e Elvis (cão terapeuta).

No evento foram relatadas as experiências de vida de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista, sendo estas palestras ministradas por Carlos Eduardo Barros da Silva e Matheus Fermino Duarte dos Santos. Em seguida os pais Silvana e Wicktor Reis contaram sobre sua trajetória familiar antes e após o diagnóstico de autismo de seu filho Willian. E por último, o advogado Rubens Bergamini ministrou aula sobre direitos das pessoas com necessidades especiais.

A terapeuta ocupacional Tamires Oliari Bueno Ribeiro falou sobre a importância de difundir informações sobre o TEA (Transtorno de Espectro Autista) para conseguir reduzir o preconceito e a discriminação que acontece com essas pessoas.

“Por isso, durante a palestra tivemos um momento onde pais e jovens com autismo falaram um pouco das suas histórias e experiências, mostrando que é difícil passar por tudo isso, mas quando se tem um tratamento adequado, apoio dos familiares e amigos é possível sim ser feliz! E para finalizar, o objetivo de trazer um advogado foi para mostrar ao público que essas pessoas estão amparadas pela lei, e elas tem direito a saúde e a educação. Nós da equipe Integrar cuidamos do desenvolvimento neuropsicomotor e lutamos pelos direitos e qualidade de vida de cada criança e adolescente”, argumenta.

Um ponto alto do evento foi a palestra de Matheus Fermino Duarte dos Santos, 19, que foi diagnosticado com TEA aos 12. Ele falou para os presentes sobre suas dificuldades. Ele conta que foi a primeira palestra para um público deste tamanho. Disse ter um pouco de medo, mas que superou.

Durante o evento ele já recebeu um convite para palestrar em uma faculdade de Ourinhos. “Acho muito importante este convite para falar neste ambiente”, diz.

Matheus está cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC de Ourinhos. Antes disso, ele teve uma experiência conturbada na USP de São Carlos, onde começou o curso de engenharia de computação. Ele conta que não sentiu que foi recebido como deveria naquele curso e que a inclusão ainda tem muito o que avançar. “Em Ourinhos está mais fácil, tanto por a faculdade ser menor e ser mais fácil para os professores se adaptarem, quanto por o curso também ser mais fácil”, argumenta.