< Voltar

Aplicativos ajudam mulheres que querem engravidar

Publicada dia 17/10/2018 às 13:21:00

Thaís Balielo

aplicativos-ajudam-mulheres-que-querem-engravidar


Na era digital os aplicativos de celular ajudam mulheres a engravidarem ou evitarem uma gravidez indesejada. As tabelinhas, agendas e calculadoras ficaram para trás e deram lugar aos apps para controlar a fertilidade e ovulação.

Aplicativos para Androids e Iphones disponibilizam serviços que ultrapassam a mera marcação de dias férteis. Os programas atuais levam em consideração singularidades de cada mulher, como o fluxo, mudanças de humor e até dores.

Cada informação cadastrada vai tornar o aplicativo mais próximo da dona, com dados pessoais como a intensidade das cólicas e as alterações de humor durante todo o mês. Eles calculam o tempo médio do seu ciclo e ainda informam datas importantes como dia fértil, ovulação e data da próxima menstruação.

Adriana Barreto Pinheiro e o marido Diego Pinheiro estão tentando engravidar há três anos e contam com a ajuda de aplicativos. Em tratamento médico por conta de ovários policísticos, Adriana utiliza os aplicativos “Meu Calendário” e “Flo” para controlar o ciclo e saber o período fértil.

Gabriela Ferrari também utilizou aplicativos para controlar o ciclo antes de engravidar. “Algum tempo atrás eu parei de tomar anticoncepcional para evitar os efeitos colaterais do medicamento e por isso utilizava o app para acompanhar o período fértil e evitar a gravidez. Utilizei o app por 14 meses com sucesso. Em outubro do ano passado, eu e meu marido resolvemos parar de acompanhar os períodos e deixar acontecer. No final de novembro descobri que estava grávida de cinco semanas, portanto, meu primeiro período fértil sem prevenção, eu engravidei do Matheus”, relata.

Ana Carolina Garcia também utilizou aplicativos para controlar o período fértil. Durante cinco meses ela utilizou para evitar a gravidez e por outros três meses ela utilizou para tentar engravidar. No terceiro ciclo sem proteção ela engravidou do João Rafael.

Fernanda Carrero utilizou aplicativos por dois meses antes de conseguir engravidar da Diana. Ela conta que o casal programava as relações desprotegidas para quando o app avisava ser o período fértil.

Alguns dos aplicativos mais utilizados para controlar o ciclo menstrual e período fértil são o Clue, Flo, Natural Cycle, My days e Meu Calendário.