< Voltar

Tribunal de Contas aponta irregularidades em USF em reforma

Publicada dia 25/07/2018 às 13:24:23

Claudio Antoniolli

tribunal-de-contas-aponta-irregularidades-em-usf-em-reforma


Mesmo passando por obras, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realizou uma fiscalização na Unidade de Saúde da Família Dr. Samuel Martins Figueira, do bairro da Vila Fabiano no dia 28 de junho, e apontou uma série de irregularidades, divulgando vários apontamentos nesta semana.

No documento obtido pela Tv Tem, o Tribunal de Contas aponta a falta de um farmacêutico substituto, falta de luz de emergência, a inexistência de extintores de incêndio, falta de alvará da Vigilância Sanitária e até medicamentos e materiais encostados na parede.

Ainda segundo o Tribunal de Contas as falhas não param por aí. O documento também aponta que medicamentos estão acondicionados em embalagem terciária na farmácia, a ausência de geradores reserva para os refrigeradores, divergência na contagem física dos medicamentos, falta de dados do estoque dos mesmos e nenhum controle da demanda atendida naquele Posto de Saúde. O documento finaliza afirmando que as condições do local em geral, não são satisfatórias.

A prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo, em nota, disse não ter recebido nenhum documento oficial em relação ao assunto pelo Tribunal de Contas, e ressaltou que o Posto de Saúde da Vila Fabiano está passando por reformas e ampliações. “A Secretaria Municipal de Saúde através da Secretaria de Gestão e Comunicação Social de Santa Cruz do Rio Pardo informa que até o momento não foi notificada oficialmente quanto ao relatório da quarta fiscalização ordenada de 2018 realizada no dia 28 de junho pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo UR-4. Mas antecipa que a Unidade de Saúde da Família Dr. Samuel Martins Figueira, localizada no bairro Vila Fabiano está passando por reformas e ampliação física. Para concluir, informamos que assim que devidamente notificados pelo órgão competente, estaremos disponíveis para mais informações”, diz a nota encaminhada pela administração.

Nos bastidores, chamou a atenção a quantidade de irregularidades apontadas pelo documento de um local que está passando por ampliação, melhorias e reformas. “Eles deveriam compreender que as obras são para melhorar esse espaço”, disse um servidor que não quis se identificar.