< Voltar

Rico em nutrientes, kefir regula o intestino e traz diversos benefícios à saúde

Publicada dia 07/05/2018 às 12:18:00

Mayrilaine Garcia

rico-em-nutrientes-kefir-regula-o-intestino-e-traz-diversos-beneficios-a-saude


Para aqueles que procuram por alimentos saudáveis que trazem benefícios para a saúde, chegou a hora de conhecer o kefir. Trata-se de grãos formados por microrganismos probióticos, entre eles lactobacilos, leveduras, bifidobactérias que se alimentam de leite ou água e produzem uma bebida fermentada, parecida com o iogurte.

Cada vez mais popular na casa dos brasileiros, o kefir é como um antibiótico natural, já que mata as células ruins e nutre as boas, e, com isso o organismo sente uma melhora notável no sistema imunológico e, principalmente, na flora intestinal.

Isso acontece por que a bebida é rica em nutrientes e vitaminas como, o ácido fólico e pantotênico, biotina, cálcio, fósforo, magnésio, niacina, potássio, proteínas, vitamina B6, triptofano, além de vitaminas B12 e D. Quem afirma isso é a nutricionista Larice Oliveira, que explica o que essas propriedades oferecem ao organismo. “Pode aumentar a imunidade, tratar as doenças do intestino, até regular para quem sofre de prisão de ventre. É bom também para alergias, pois ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Ótimo para a digestão da lactose, pois a colônia de microrganismos faz a sua degradação parcial, além disso, trata problemas do estômago, pois reduz o excesso da acidez”, observa.

Larice relata também que o kefir pode ajudar nos problemas emocionais como a depressão e ansiedade, por conter altos níveis de triptofano, que estimula o cérebro a produzir endorfinas e serotonina, substâncias neurotransmissoras capazes de influenciar o humor e o bem-estar.

A nutricionista conta que os grãos do kefir não são comercializados, e que, para conseguir, as pessoas costumam fazer doações. “Já é uma tradição que os consumidores de kefir deem aos amigos e outros que se interessarem, já que eles se multiplicam muito rápido”, detalha.

Segundo Larice, a cultivação dos microrganismos deve seguir algumas etapas. “Eles devem ser colocados em um pote de vidro, em temperatura ambiente, livre de luz solar, então, em dias muito quentes é bom colocá-los na geladeira. Em até 48 horas é feita a fermentação, mas se estiver muito calor pode ocorrer em 12 horas. Depois de fermentado pode-se coar os grãos e juntar com

O kefir com leite é o mais popular, mas surgiu a preparação com água, principalmente pensado em pessoas intolerantes à lactose, porém há algumas diferenças. “O grão do kefir de água é mais amarelo, já o kefir de leite é mais branquinho e menor, eles têm propriedades e são microrganismos diferentes, além disso, no preparo do kefir de água é aconselhável acrescentar açúcar, e ele fica com a aparência de um chá”, conta Larice.

A nutricionista detalha que o kefir além de todos os benefícios para a saúde, ainda vem sendo utilizado em dietas, para quem visa o emagrecimento. “Ele auxilia na perda de peso por proporcionar uma sensação de saciedade, que diminui a ingestão excessiva de alimento, e, ainda é pouco calórico”, completa.

Ela diz que não há um horário certo para consumir o kefir, mas costuma indicar para os seus pacientes que ingiram no café da manhã e nos lanches. “A bebida pode servir como substituta de muitos alimentos industrializados, como o iogurte e queijos, além disso, como ingrediente para várias receitas”, finaliza.