< Voltar

Intimista, programa Perfil mostra ‘lado b’ de autoridades

Publicada dia 16/05/2019 às 09:23:18

Thaís Balielo

intimista-programa-perfil-mostra-lado-b-de-autoridades


Boa conversa sempre faz o tempo passar rápido. Nas duas últimas quintas-feiras, 2 e 9, o Programa Perfil já mostrou que vai movimentar os bastidores locais e regionais.

A atração não reinventa a roda, mas oferece um formato interessante ao telespectador. Uma conversa olho no olho entre o jornalista e seu entrevistado, sem papéis em mãos, sem edição retalhada, sem censura.

Os dois primeiros episódios trouxeram o promotor de Justiça, Marcelo Saliba, em seu gabinete no Ministério Público de Santa Cruz do Rio Pardo e o polêmico prefeito do município, Otacílio Assis (PSB), que decidiu gravar durante um tour pelo futuro parque ecológico de Santa Cruz. 

Primeiro episódio sentado e no segundo, o tempo todo em pé, o jornalista Renan Alves deixou a câmera de lado e concentrou o olhar no entrevistado, monitorando suas reações a cada pergunta e ligando assuntos conforme as declarações iam surgindo.

Na estreia, estava diante dele, um promotor de Justiça acostumado com a mídia e no segundo episódio, um prefeito sem papas na língua. Saliba não quis opinar sobre o Caso Feitosa, o maior desvio de verba pública de Santa Cruz e mostrou que é contra o foro privilegiado para políticos e armar a população brasileira, uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Eu nunca tive arma, não preciso. Eu já vi colegas perderem a carreira e a vida por momentos de bobeira, a arma tem que ser restrita para quem tem condições”, pontuou.

É notável quando um repórter ou apresentador tira o entrevistado de seu personagem confortável. Sem titubear, Renan abordou com o prefeito polêmicas de sua gestão, entre elas, caso Feitosa, abandono do PT (Partido dos Trabalhadores) e até o sumiço do veículo oficial. E quis saber o que ninguém havia questionado: o verdadeiro motivo da renúncia ao mandato. “Nunca contei a realidade para ninguém”, afirmou o prefeito. “Estava com uma doença grave”.

O prefeito e médico santa-cruzense não entrou em detalhes, mas afirmou que estava pensando em sua saúde e não conseguia lidar com problemas pessoas e públicos simultaneamente. 

Ao fim, Otacílio realizou um jabá das obras do parque ecológico. “Terá quiosques, pedalinhos, arborismo, paredão de escalada, tirolesa e quem sabe, pesca esportiva”, disse.

Perfil com Renan Alves vai ao ar nas plataformas digitais do Jornal Atual (Facebook e YouTube) toda quinta-feira às 20 horas.