< Voltar

Especialistas alertam para desafio inspirado em Bird Box

Publicada dia 17/01/2019 às 12:25:27

Saeed Adyani/Netflix

especialistas-alertam-para-desafio-inspirado-em-bird-box


O filme Bird Box lançado pela plataforma Netflix está sendo um sucesso, porém também vem causando preocupações desde que jovens lançaram nas redes sociais o “Bird Box Challenge” (desafio Bird Box).

No desafio muitas pessoas estão se filmando fazendo atividades cotidianas vendados, mas a própria Netflix emitiu nota pedindo que não façam isso para não se machucarem. “Não acredito que tenho de dizer isso, mas: por favor, não se machuquem com o desafio Bird Box. Nós não sabemos como começou, e apreciamos o amor pelo filme, mas o Garoto e a Garota têm apenas um desejo para 2019 e é que vocês não acabem em um hospital por causa de memes", disse nota.

O filme Bird Box teve estreia mundial no dia 12 de dezembro de 2018 e conta a história de uma entidade que, caso seja vista, leva as pessoas a cometerem suicídio, por este motivo os personagens usam vendas. Bird Box já teve mais de 45 milhões de contas que assistiram ainda na semana de estreia, segundo informações divulgadas pela plataforma.

Por conta do desafio, há relatos nas redes sociais de pessoas que atravessaram a rua correndo, sofrendo risco de serem atropeladas ou cair em buracos. Em Santa Cruz e região não houve relatos deste desafio.

O psicólogo Regis Pilati explicou que este tipo de coisa tem acontecido, pois a rede social e a internet têm cada dia mais força. “As pessoas querem ser vistas, mesmo com coisas ruins. É uma espécie de desespero. As pessoas querem disputar quem é melhor, quem é mais corajoso”, afirma.

Regis explica que principalmente os jovens se sujeitam aquilo que veem na internet. “Geralmente é algo com risco de morte. Não são coisas simples, são coisas que podem chocar. Estamos o tempo todo sendo vistos por aquilo que postamos, aquilo que fazemos, que curtimos. As pessoas fazem isso para serem vistas”, analisa.