< Voltar

Cães precisam praticar exercícios físicos, mas com limites

Publicada dia 24/05/2018 às 13:56:39

Mayrilaine Garcia

caes-precisam-praticar-exercicios-fisicos-mas-com-limites


Ter um animal doméstico significa maiores responsabilidades e preocupações. Os hábitos com os cães, em específico, incluem alimentação, acompanhamento veterinário, medicações, vacinas, exercícios, e, principalmente, carinho.

Os exercícios físicos assim como são importantes para os humanos, são também para os cães, e podem ser feitos através de brincadeiras e comumente com caminhadas. Muitos donos têm hábitos de aproveitar o tempo que vão se exercitar para fazer com que seu animal de estimação se exercite também, mas isso pode estar sendo feito de maneira errada.

O veterinário Gustavo Negrão explica que, por mais que seja indicado o exercício físico para todas as raças, cada cachorro tem seu limite e tudo depende do peso e idade. “Para um cachorro mais velho que não tem o hábitos de praticar exercícios desde filhote é importante consultar um veterinário antes de começar, para saber se o animal tem algum problema cardíaco ou respiratório. E principalmente, com cães obesos os cuidados são mais preocupantes, por isso não só precisam de indicações como de acompanhamento”, relata.

O profissional aconselha que é fundamental para a saúde e o bem-estar do cão praticar exercícios, e, quanto mais cedo, mais fácil identificar o condicionamento, disposição e até mesmo qual o tipo de exercício o animal se adaptará. “Não são todos que gostam de praticar a caminhada, que é o mais comum, então não é legal forçar o cão só porque é um hábito do dono. Nestes casos deve-se tentar outras opções, tais como brincadeiras de jogar brinquedos e mandar buscar, e até natação”, indica.

Gustavo analisa que os costumes do dono influenciam muito no comportamento do cão, alguns são muito agitados e outros muito preguiçosos, e estes devem ser pontos a considerar também na prática de exercício. “É sempre importante a pessoa adaptar o melhor horário para o cão. Por exemplo, os cães que ficam o dia inteiro sozinhos e geralmente fazem muita bagunça dentro de casa precisam fazer exercícios durante a manhã, antes de o dono sair para trabalhar, pois assim o animal gasta a energia e descansa durante o resto do dia. Para os que não dormem a noite, devem fazer exercício no começo da tarde, assim, durante a madrugada ele estará mais tranquilo. O principal também, é não exercitá-los durante os períodos mais quentes do dia, que é das 9h às 15h”, explica.

Outro alerta é com o tempo climático, sendo melhor evitar exercícios em dias muito frios, que podem causar resfriados ou muito quentes, que podem deixá-los muito mais cansados que o normal e queimar as patas no caso da prática ao ar livre.

Para o veterinário, é importante também que o animal não se alimente antes e nem durante os exercícios.  A única exceção é usar petiscos quando está induzindo o cão a exercitar, mas também sem exageros e apenas na fase de adaptação.

Ele ainda salienta que o principal é que os donos tenham atenção aos sinais de cansaço e resistência física que os animais apresentam. “O sinal mais comum é quando ficam ofegantes, com a língua para fora da boca, então é importante respeitar os seus limites a fim de evitar machucados nas patas, lesões na coluna, ossos e articulações”, finaliza.