< Voltar

Xadrez terá aporte financeiro do governo federal

Publicada dia 08/02/2019 às 18:44:01

Claudio Antoniolli

xadrez-tera-aporte-financeiro-do-governo-federal


Osmar Terra, ministro da Cidadania do governo Bolsonaro, disse que o xadrez irá ganhar uma atenção especial e aporte financeiro em sua gestão. “O xadrez vai entrar para a prioridade dos esportes brasileiros e terá aporte de recursos, é um esporte que desenvolve habilidades matemáticas, aprimora o raciocínio lógico, auxilia a pessoa a prever acontecimentos e ter soluções para problemas, é completo neste sentido, e muito bom para a saúde mental”, disse o ministro.

Em Santa Cruz existem vários praticantes da modalidade, aulas em escolas, e já foi até uma das atrações dos Jogos Santa-cruzenses no passado.

O advogado Renato Alvim foi campeão e vice dos jogos em 1999 e 2000 e relembra com saudade da época. “Meu pai jogava, mas me aprimorei mesmo na faculdade quando passei a jogar mais, e como sabiam que eu jogava me convidaram para participar dos Jogos Santa-cruzenses, tenho até hoje o troféu de campeão e vice”, disse.

O advogado disse que hoje joga menos, mas que o esporte o ajuda muito em sua profissão e no dia a dia. “Consigo resolver conflitos de imediato, várias coisas assim de uma maneira mais prática, e eu levo isso do xadrez, porque são várias possibilidade e você tem que sair daquela situação durante o jogo, e na vida é assim também, visualizar as várias opções que você tem e procurar aquela mais objetiva. Muito boa essa notícia que o governo irá investir mais neste esporte”, finalizou.

Na escola Oapec a modalidade faz parte da grade curricular, e as aulas são dadas pelo professor de Educação Física, Diego Felipe Furlaneto.

Diego explicou que quando foi contratado pela escola precisou se aprimorar no seu conhecimento do xadrez. “Eu sempre joguei desde pequeno, mas nunca tinha me aprofundado sobre o esporte, e quando fiz a entrevista para dar aulas aqui, uma das primeiras perguntas foi sobre xadrez, e aí sim fui me aprofundar e saber mais”, revelou.

O professor contou que os alunos estudam até uma apostila específica sobre o esporte, que organiza campeonatos com as suas turmas, e que a garotada se dedica, gosta e levam até tarefas para a casa.

O esporte é levado tão a sério na escola, que no pátio existe até um tabuleiro de xadrez gigante.