< Voltar

Uma vida dedicada ao tênis

Publicada dia 12/11/2018 às 13:14:01

Claudio Antoniolli

uma-vida-dedicada-ao-tenis


“É a minha vida”, é assim que Marcelo Sponchiado, 57 anos, proprietário da escola Bocca Tênis, responde quando é questionado sobre o que é o tênis para ele.

Quando jovem, foi fazer Biologia em Campinas, e lá teve seu primeiro contato com o tênis. Porém como não conseguiu trabalho, teve que abandonar a faculdade e voltar para Santa Cruz, quando começou a trabalhar em uma agência bancária. “Quando estava no banco, eu descobri que havia uma faculdade de Educação Física em Jacarezinho, e voltei a estudar e me formei. Foi quando consegui comprar duas raquetes de madeira, e eu e o Cascão jogávamos na quadra da antiga Ave Maria, a gente usava uma rede de vôlei improvisada, quase ninguém sabia o que era tênis”, comentou.

Foi quando em 1992, a Associação Atlética Banco do Brasil resolveu contratar um professor de tênis, e fez a construção de duas quadras. “Eu consegui ter aulas por três meses. Eu não tinha dinheiro para pagar o professor, mas eu ia à praticamente todas as aulas e ficava observando, e também comprava alguns livros. Assim fui me aperfeiçoando”, contou.

Marcelo se transformou em professor de tênis por acaso. “O professor que dava aulas na AABB não ia poder mais, e então o Pedro Catalano pediu para que eu desse aulas para ele, eu aceitei, e ele está comigo até hoje”, explica.

Bocca construiu um complexo de tênis em uma área de 12 mil metros quadrados de propriedade do seu pai. “Quando contei meu plano para meu pai ele não aceitou, ele achava que não iria dar certo, tive que usar muita conversa para convencê-lo, e graças a Deus consegui, foram nove anos para construir a primeira quadra”, relembra.

A escola possuiu hoje quatro quadras de saibro, uma delas coberta, e atende atletas, sendo homens e mulheres, dos 7 aos 80 anos.

Sponchiado revelou que o destino também o ajudou muito. “Eu trabalhei e me esforcei muito, mas também tive um grande golpe de sorte, quando inaugurei minha primeira quadra, meses depois o Guga foi campeão de Roland Garros, e isso deixou o tênis muito em evidência, se um dia eu encontrar o Guga eu preciso dar um grande abraço nele”, brincou Bocca.

Marcelo terminou a entrevista dizendo que já realizou seu sonho, mas ainda gostaria de mostrar para a ‘garotada’ a importância do tênis. “É um esporte que exige muita concentração, além de ter muita pressão, e se o jovem aprender a enfrentar essa pressão na quadra, ele vai saber enfrentar a pressão do vestibular, da primeira entrevista de emprego, e vai saber enfrentar a pressão da vida”, conclui.

O esporte ainda é pouco conhecido, explorado e praticado pela população em geral, mas possui como principais benefícios à queima de gorduras, desenvolvimento dos músculos, melhora na saúde cardiovascular e até exercício do cérebro.