< Voltar

Treinamento Funcional é opção para manter corpo em dia

Publicada dia 01/02/2019 às 13:30:53

Arquivo Pessoal

treinamento-funcional-e-opcao-para-manter-corpo-em-dia


Antes utilizado na fisioterapia para reabilitar as pessoas em suas atividades diárias através de exercícios, hoje o treinamento funcional passou a fazer parte da rotina de quem quer realizar uma atividade física.

O Atual conversou com o professor de Educação Física Paulo Henrique Giacon Fernandes, instrutor de treinamento funcional no estúdio Rinnovare em Santa Cruz. “O treinamento tem como principal objetivo melhorar o desempenho da pessoa no dia a dia, como o próprio nome já diz, melhora tudo que funciona, através da capacidade física das pessoas, como força, agilidade, equilíbrio, potência e resistência aeróbica, que muitas pessoas não usam e deveriam ser coisas básicas do ser humano”, comentou o professor.

Os treinamentos são realizados em grupo, participando de um circuito, onde cada um realiza um tipo de exercício por um determinado tempo.

Giacon explicou que essa não é a melhor maneira, mas é o único jeito de se atender a demanda de pessoas que procuram o treinamento. “O ideal seria realizar um treinamento individual para cada pessoa, mas isso é muito difícil, então a gente tenta deixar o grupo mais homogêneo possível para aquele horário, quanto mais pessoas iguais, com as mesmas necessidades físicas, melhor. Em cima disso a gente consegue trabalhar melhor, e promover melhorias para todo aquele grupo”, explicou Paulo Henrique.

O professor concluiu que qualquer pessoa pode realizar o treinamento, e que o treino se assemelha muito com o Crossfit, mas como menos intensidade e menos cargas, e em seu estúdio a procura é maior pelas mulheres.