< Voltar

Novas alternativas podem ser mais vantajosas para produtores rurais

Publicada dia 09/04/2018 às 12:05:03

Carol Leme

novas-alternativas-podem-ser-mais-vantajosas-para-produtores-rurais


Algumas novidades em produtos agrícolas podem aumentar a produção evitar gastos e melhorar a qualidade das culturas. Um deles é N Top, um líquido que substitui a ureia, que é sólida e que apresenta duração de apenas 28 dias, enquanto a alternativa pode durar 70 dias. Segundo a proprietária de uma loja agrícola, Renata Fernandes, os adubos líquidos, em relação aos sólidos apresentam menos perdas, mais economia, e menos trabalho para os produtos, já que o sólido gasta mais com transporte. “Ele apresenta diversas fontes de nitrogênio e traz estabilizantes químicos que retardam a liberação deste nutriente, tendo uma liberação gradual. Já a ureia acaba sendo desperdiçada na chuva e nas lavagens de solo”, declara.

É a fonte de nitrogênio líquida faz com que a planta se desenvolva melhor e ainda pode ser desenvolvida de acordo com a necessidade, colocando tudo dentro de um produto só, com as concentrações que quiser de enxofre e de potássio, de maneira individualizada.

Outra novidade é o Matriz G, um complemento com cinco hormônios e 21 aminoácidos, que estimula o vigor, brotação, engalhamento, melhora enchimento do grão, regula hormônios, evita abortos, e tem aminoácidos que ajudam na absorção do produto. “É um bioestimulante, que ajuda no estresse da planta com a variação de temperaturas, além de ser líquido, com alta facilidade de aplicação”, explica Renata. Segundo ela, o produto aumenta em 30% a produção de milho e soja. “O milho, que produziria em média 220 sacas por alqueire, acaba ultrapassando 300 sacas, em uma só aplicação, que fecha o ciclo da cultura”, detalha.

Há também o sulfeto SK, que tendo como fonte de nutrientes o potássio e o enxofre, nutrindo a planta, ainda desaloja insetos, sem a necessidade de outros defensivos. “Ele deixa a planta mais nutrida, melhora a produção, não entope os bicos dos aplicadores por ser liquido, e ainda expulsa os insetos, como a lagarta do milho”, finaliza o consultor rural, José Roberto Vieira “Billy”.