< Voltar

Janeiro ainda é sinônimo de contas para pagar

Publicada dia 22/01/2019 às 12:35:38

Thaís Balielo

janeiro-ainda-e-sinonimo-de-contas-para-pagar


O novo ano se inicia e com ele vem as contas pesadas do mês de janeiro. O IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares, deixam muitos de cabelos em pé no início do ano. O consultor José Aparecido Sonego lembra que no mês de dezembro, mesmo com o 13º, é o mês em que os gastos com presentes e festas do final de ano desequilibram o orçamento familiar. O profissional deu algumas dicas para o leitor do Atual organizar melhor as finanças.

Atual – Como se organizar financeiramente para não ter esses problemas todo começo do ano?

Sonego – O ideal é fazer uma programação, considerando que todo ano temos o acumulo dessas despesas no início do ano. Educar-se financeiramente exige programação e disciplina, e como sugestão é destinar parte do ganho mensal para as despesas pesadas de início de cada ano.

A – Como se organizar e conseguir economizar?

S – Tudo exige organização e disciplina para conseguir atingir os objetivos.

Como sugestão sugiro aplicar a regra do 50-30-20, por exemplo, onde 50% dos ganhos mensais são destinados para despesas fixas do mês (aluguel, água, energia elétrica, supermercado), 30% para despesas variáveis (despesas com veículos, lazer, vestuário, e outros) e os 20% restantes para investimentos.

A – Para quem já está no vermelho, como priorizar o que sanar primeiro?

S – Primeiramente é preciso apurar exatamente quais são as dívidas e onde deve. Somente depois de ter os números nas mãos é que será definida as prioridades, e certamente aquelas que incidem mais juros. Começaria colocando a casa em ordem com as dívidas de início do ano, pagaria parceladamente o IPVA, IPTU e despesas escolares, num segundo momento utilizaríamos os 20% da renda mensal para renegociar as dívidas, sempre dentro do orçamento.

A – Em dezembro tem o décimo terceiro, porém muitos acabam gastando com viagem de férias e se esquecem das contas de janeiro?

S – Isso realmente acontece, afinal são férias, trabalhou o ano todo e é justo que se tenha o lazer. Caso tenha conseguido reservar, o décimo terceiro poderá saldar as despesas de início do ano, no caso do IPVA pode ter um bom desconto. Veja, o lazer (viagem de férias) também pode ser planejado reservando-se parte do ganho mensal para esse fim.

A – O que mais você pode sugerir para organizar as finanças?

S – Tenha consciência da real situação de suas dívidas, separe parte da renda mensal para renegociar parceladamente ou quitação com descontos. Pagar faturas do cartão, não parcelar, pois os juros são muito altos, não faça novas dívidas até ter uma situação de equilíbrio, cortar despesas extras e supérfluas. Lembre-se, tudo depende de você e de sua disciplina.