Jornal Atual
< Voltar

Projeto ‘É legal ser gentil’ envolve comunidade da Nagib

Publicada dia 15/08/2018 às 12:13:18

Thaís Balielo

projeto-e-legal-ser-gentil-envolve-comunidade-da-nagib


Os alunos do Centro Educacional Professor Wilson Gonçalves, no bairro Nagib Queiroz, estão participando do projeto “É legal ser gentil”. A idealizadora e diretora Noriko Mizumi Kawabata irá dividir o tema em três etapas: “É legal ser gentil: consigo mesmo, com o outro e com o planeta”, explica.

O projeto visa proporcionar atividades, palestras e discussões que busquem estruturar as relações humanas de amizade, empatia, solidariedade, generosidade, amor, sustentabilidade e paz entre os alunos, funcionários, monitoras, professores, família e toda a comunidade. Criando, assim, uma relação vincular positiva com todos de forma harmoniosa e fraterna.

Noriko lembra que frequentemente surgem notícias relatando casos de violência, bullying e vários outros modelos de abuso e agressão contra colegas, funcionários e professores cometidos dentro das escolas. Ela relata que sempre teve a ideia de melhorar estas relações e agora pretende colocar em prática.

Preparação

Antes de iniciar o projeto com as crianças, a equipe do Centro Educacional recebeu uma preparação com diversas palestras. A terapeuta holística Caroline Leme falou sobre o poder das palavras e gratidão. Duas conselheiras tutelares falaram sobre como reconhecer as características que crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de abuso costumam apresentar na escola. O psicólogo Régis Pilati falou sobre a comunicação não violenta, para encerrar a preparação da equipe.

Desenvolvimento

O início do trabalho com os alunos está abordando o tema “É legal ser gentil consigo mesmo”. Os alunos aprenderão sobre cuidados com o corpo em relação a higiene, vacinação, piolhos e alimentação saudável. Para este assunto foram ministradas palestras com a odontopediatra Mayra Salaro sobre importância da higiene bucal e com nutricionistas sobre alimentação saudável.

Outro tema que será abordado através de conselheiras tutelares é como as crianças podem se precaver dos perigos que rondam as crianças quando ficam sozinhas sem acompanhamento dos adultos. Os pais também irão assistir uma palestra com a psicóloga Bianca Lorenzetti sobre os perigos que rondam as crianças nas ruas e praças.

A segunda etapa do projeto tratará a gentileza para com o outro. Serão abordados temas sobre respeito, empatia, pipas com cerol, tratar o outro com carinho, alegria e sobre o bullying. Serão ministradas palestras e haverá uma atividade de correspondência com os idosos do projeto Reviver. Os pais também assistirão palestra a respeito do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).

Na terceira fase serão trabalhados temas relacionados à preservação do meio ambiente, sustentabilidade, cuidados ao descartar lixo, além de fraternidade e solidariedade. Aos alunos serão oferecidas palestras com biólogos, religiosos e representantes da ONG Rio Pardo Vivo. O encerramento do ano será com apresentação das produções escritas, artes, números de dança, coral e capoeira, todos relacionados ao projeto. “É um projeto para o ano todo e envolve toda a comunidade. A minha intenção é dar continuidade no próximo ano e levar até para outros núcleos. Hoje em dia está muito difícil à gentileza, é algo que não estamos mais vendo com as crianças e nem com os adultos. Tudo gira em torno de gentileza”, afirma.

O Centro Educacional Professor Wilson Moraes atende cerca de 200 crianças entre 5 e 12 anos no contra turno escolar.