Jornal Atual
< Voltar

Centro Cultural faz seu Grito de carnaval dia 22

Publicada dia 20/02/2019 às 12:51:11

Thaís Balielo

centro-cultural-faz-seu-grito-de-carnaval-dia-22


Pelo terceiro ano consecutivo o Centro Cultural Special Dog realiza o Grito de Carnaval, este ano o evento acontece na sexta-feira, 22. A partir das 18h30 acontece a matinê. Os corais Infantil e Jovem irão animar a criançada com sambas e marchinhas. E a partir das 20h, o Coral Adulto se apresenta. O grupo traz um repertório cheio de sambas antigos e marchinhas.

Sempre a frente das festas da instituição, a maestrina Daniele Montuleze explicou que a ideia é resgatar a raiz do samba e das marchinhas em uma festa para toda a família. “É uma forma do Centro Cultural abrir as portas para a comunidade em mais um evento”, diz.

Daniele explicou que a matinê contará com um “esquenta” da percussão seguidos pelo coral 1 que retomará cantigas folclóricas como “O Cravo brigou com a Rosa”, “Sambalelê”, em ritmo de samba. O coral 2 irá fazer uma homenagem a Dorival Caymmi, e o coral 3 apresentará as marchinhas de carnaval.

Após as 20h, o coral adulto cantará marchas antigas como “Abre alas” e sambas como os de Ari Barroso e Noel Rosa. O evento acontece no estacionamento do Centro Cultural e conta com praça de alimentação.

A maestrina explicou que as marchinhas de carnaval brasileiras tiveram origem no final do século XIX, a partir das marchas portuguesas. O primeiro registro de “marchinha” foi a composição “Ó abra alas” de Chiquinha Gonzaga, em 1889. As marchinhas de carnaval consagraram-se entre as décadas de 1920 e 1960, e após esse período entraram em declínio, porém, nunca chegaram a desaparecer.

As letras escracham o “jeitinho brasileiro”, são divertidas e retratam os costumes e a história do país no século passado. Entre os sucessos estão “O Teu Cabelo Não Nega” (1932) “Mamãe eu quero” (1937), “Chiquita Bacana” (1948), “Me Dá Um Dinheiro Aí” (1959), “Cabeleira do Zezé” (1963) e muitas outras. Daniele contou ainda que o repertório escolhido para o Grito de Carnaval foi pensado filtrando as marchinhas que tinham conteúdo impróprio.