< Voltar

Doação de Leite Materno simboliza amor e união entre mães e bebês

Publicada dia 19/05/2023 às 15:27:41

Giovana Dal Posso

doacao-de-leite-materno-simboliza-amor-e-uniao-entre-maes-e-bebes

Giovana Dal Posso


O leite materno é a primeira alimentação humana, se iniciando logo após o parto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é de que os bebês o consumam exclusivamente durante os primeiros 6 meses de vida, o que ajuda a reduzir a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como a diarreia e a pneumonia, e auxilia na recuperação de enfermidades. Todos os anos, milhares de litros de leite materno humano são coletados, processados e distribuídos aos recém-nascidos de baixo peso que estão internados em unidades neonatais de todo o Brasil. 

Em Santa Cruz do Rio Pardo, Renata Fraga Moreira e Maria Teixeira da Costa Silva são as responsáveis por cuidar das doações de leite materno. Elas explicam que a doação é de extrema importância, já que um litro de leite pode alimentar mais de dez bebês internados, aumentando as chances de recuperação, estimulando a proteção natural contra doenças e alergias, e reduzindo o risco de desenvolver sobrepeso, obesidade ou diabetes tipo 2 no futuro. “Já para a mulher que faz a doação, também existe outros benefícios, como a diminuição das chances de desenvolver câncer de mama e aumento da produção de leite materno, que acontece devido ao estímulo frequente de esvaziar a mama até ao fim após cada mamada, inibindo o desmame precocemente", esclarecem.

A mulher pode começar a retirar o leite a partir do nascimento da criança logo após cada mamada. Qualquer quantidade doada é essencial - Renata explica que há um alto nível de bebês prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal que utilizam uma pequena quantidade de leite. Em 2023, o Posto de Coleta recebeu mais de 35 litros de leite de doações, atendendo cerca de 35 recém-nascidos. 

Atualmente, o município conta apenas com três doadoras. Bruna dos Santos, é mãe da Lívia e do João Lucas, que completou seis meses. “Sempre vi na televisão falando sobre a falta de leite materno, entrevistas de mães com seus filhos na UTI pedindo para as mães que estavam amamentando doarem. Quando meu filho nasceu, eu decidi ajudar - quando passei meu filho no pediatra, falei que queria ser doadora, e já fazem três meses que estou doando leite”, conta. 

Bruna descreve a coleta do leite como algo muito simples: “O procedimento é muito fácil, precisa fazer o exame de sangue para saber se está tudo bem, o pessoal da coleta de leite vem na casa colher o sangue, buscar o leite, e as doadoras recebem máscara, touca e o vidro. Não precisa nem sair de casa”.

"É muito importante a doação de leite materno, é um ato de amor ao próximo. Fico muito feliz em ser doadora e poder ajudar outros bebês, é muito gratificante”, finaliza, “Se todas as mulheres doaram pelo menos um pouco, iria ajudar muitas crianças que estão precisando”.

Como doar?

Quando a mulher decide doar seu leite, ela deve procurar o Posto de Coleta de Leite Materno para o primeiro contato, onde se verifica a disponibilidade da doadora, se há leite em excesso e suas condições de saúde. “A partir disso, realizamos as orientações sobre higiene, a coleta do leite, armazenamento e entregamos o frasco de doação que deve ser de vidro com tampa plástica e esterilizado, a touca e máscara que são distribuídos pelo Banco de Leite”, explica Renata.  O Posto de Coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 13 às 16 horas, a coleta dos frascos é realizada através de visita às residências das doadoras, todas às terças-feiras no período da tarde.  O leite arrecadado na cidade é liberado para a Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz, e uma porcentagem é encaminhada para o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Assis para estoque.