< Voltar

Cuidados com a saúde mental é tema de campanha em Janeiro

Publicada dia 28/01/2023 às 16:23:08

cuidados-com-a-saude-mental-e-tema-de-campanha-em-janeiro


Implementada em 2014 e presente no calendário do Ministério da Saúde, o movimento Janeiro Branco é dedicado aos cuidados com a saúde mental. Segundo o Instituto responsável pela campanha, seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. A escolha do mês também tem significado, já que são nos primeiros trinta e um dias do ano que as pessoas estão mais focadas em planejar e balancear suas resoluções e metas. 

Em Santa Cruz do Rio Pardo, a secretaria de Saúde da cidade irá realizar, no próximo domingo, dia 29, o Circuito Janeiro Branco com diversas atividades espalhadas na Praça São Sebastião durante o período da manhã. De acordo com Carla Cristina de Oliveira Andrade, coordenadora de atenção básica na Secretaria de Saúde, essas ações já são promovidas na cidade há mais de cinco anos. 

“Em 2023 o tema da campanha é: A vida pede equilíbrio! A equipe de saúde mental e os profissionais da atenção primária em saúde escolheram as atividades baseadas nas necessidades atuais de saúde mental”, explica, “O período de pandemia agravou os problemas de saúde mental com aumento dos transtornos emocionais impondo um desafio para a saúde pública: atender as pessoas que precisam de atendimento e desenvolver políticas de prevenção aos agravos de saúde mental.  Pensando na construção de uma cultura da Saúde Mental na nossa população, pensamos em atividades que tragam saúde emocional através do esporte, arte, cultura, alimentação saudável, bom sono e diversão”, No dia, serão realizados jogos de basquete, aulas de dança, yoga, diversas oficinas e apresentações musicais. 

Além da iniciativa, durante todo o ano, o município também oferece tratamento com psicólogos e psiquiatras. “Todas as unidades de saúde oferecem acolhimento para as pessoas que apresentam problemas de saúde mental e os encaminhamentos necessários. Também há um investimento em grupos terapêuticos de promoção da saúde:  grupo de mulheres, grupo de adolescentes, oficina da memória, grupo de apoio ao dependente químico e familiares, pilates, atividade física e ações de valorização da vida em campanhas como janeiro branco”, finaliza.