< Voltar

Como lidar com o estresse no trabalho? Entenda

Publicada dia 02/08/2023 às 15:47:30

como-lidar-com-o-estresse-no-trabalho-entenda


O estresse no ambiente de trabalho pode ser causado por diversos motivos, desde excesso de trabalho até problemas com os colegas de serviço. Esse nervosismo pode causar consequências que vão além das paredes do escritório, e influencia negativamente na vida pessoal do trabalhador.

Os sintomas causados por essas perturbações incluem apatia, desânimo, irritabilidade, falta de concentração, e o famoso burnout. Suas complicações podem afetar também o físico, onde o indivíduo pode desenvolver insônia, problemas intestinais, alterações do apetite e libido. Aprender a lidar com o estresse é uma das maneiras de lidar com ele. Pensando nisso, o Atual entrevistou a psicóloga Isabela Yoneda, que compartilha dicas para ajudar em tais situações. Confira:

Atual - Quais seriam alguns exercícios para realizar em momentos de estresse e ansiedade no ambiente de trabalho, que ajudem a acalmar?

Isabela - Exercícios de respiração, tal como inspirar por quatro segundos, puxando o ar pelo nariz, segure por dois segundos e expire pela boca, durante oito segundos ou realize uma caminhada curta.

Atual - Quais são as formas de lidar com o nervosismo causado pelo trabalho?

Isabela - Acredito que o primeiro passo seja identificar a causa desse estresse. Posteriormente seria não limitar sua vida ao trabalho, ter hobbies, tirar um tempo para a família e amigos. Também é importante aprender a delegar tarefas e a não se cobrar demais. E por fim, sempre busque o auxílio de um profissional, mesmo sabendo a causa e as consequências pode ser difícil encontrar uma maneira de lidar com isso sozinho.

Atual - Em qual momento a pessoa deve procurar ajuda profissional?

Isabela - A qualquer momento! Principalmente quando ela passa a perceber que esse estresse está afetando outras áreas da sua vida e também é necessário que ela preste atenção a outros sintomas que podem aparecer, tais como ansiedade e perda de memória, e em casos mais graves, pode ocasionar uma depressão.