Candidíase oral pode surgir após uso de medicamentos

A candidíase é conhecida como uma doença genital, mas também pode aparecer de forma oral, principalmente quando a imunidade da pessoa está baixa. Recentemente o cantor sertanejo Zé Neto (dupla com Cristiano) foi diagnosticado com candidíase oral após uso de medicamentos corticoides devido a uma infecção pulmonar. O médico urologista Clélio Zanoni Filho explicou que a doença na forma oral é comum em crianças, em imunossuprimidos, ou após uso de medicamentos.
A candidíase é causada por um fungo que faz parte da nossa flora, mas se manifesta quando a imunidade abaixa ou através de transmissão sexual. Os sintomas mais comuns são ardência, coceiras, placas esbranquiçadas na região, e vermelhidão.
Este tipo de infecção é mais frequente em mulheres, mas também pode surgir em homens, sendo seu tratamento feito com pomadas ou remédios que eliminam os fungos que estão provocando a doença, ajudando no alívio dos sintomas.
Clélio explica que alguns fatores podem contribuir para o surgimento da candidíase como o uso frequente de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides; gravidez ou durante a menstruação; doenças como diabetes, AIDS, HPV e lúpus que tornam o sistema imune mais fraco; e uso frequente de roupas apertadas ou molhadas. “Roupa muito apertada ou roupa íntima que não é de algodão atrapalha a respiração na região. Fungo gosta de calor, umidade e ambiente escuro”, lembra.
No caso da candidíase oral os sintomas são placas brancas na língua e céu da boca, dor e incômodo no local; além de dificuldade para mastigar e engolir. Para prevenir a candidíase oral, Clélio recomenda lavar a boca, principalmente após o uso de medicamentos inalatórios. Para prevenir a candidíase genital, recomenda preservativo, higiene e utilizar roupas íntimas de algodão.