< Voltar

Câncer de próstata atingiu 67 santa-cruzenses nos últimos anos

Publicada dia 16/11/2023 às 17:49:54

cancer-de-prostata-atingiu-67-santa-cruzenses-nos-ultimos-anos


Nos últimos cinco anos, 67 santa-cruzenses foram diagnosticados com neoplasia maligna da próstata, conhecida popularmente como câncer de próstata - o mais incidente no homem, excluindo o câncer de pele não melanoma, e o segundo que mais mata, atrás do câncer de pulmão. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que fica localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Em 2023, até o meio de outubro, a cidade havia registrado 10 novos casos da doença. Os baixos números podem se dar pela falta de diagnóstico, já que nos primeiros oito meses do ano foram realizados 21 exames usados para a detecção da doença, biopsia de prostata via transretal e ultrassonografia de prostata (via transretal). No ano anterior, os números não são muito diferentes: ao total, foram realizados 22 exames contra 10 diagnósticos positivos. 

Os dados são do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), através do Boletim de Produção Ambulatorial Individualizado (BPA-I) e da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade; Sistema de Informação Hospitalar (SIH); Sistema de Informações de Câncer (SISCAN); e Ministério da Saúde - Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS). 

Segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer, em Santa Cruz houveram 109 mortes por câncer de próstata de 1981 até 2021. 2005 e 2009 lideram os anos com mais registros, com respectivamente, 7 e 6 óbitos em cada. Não foram encontrados registros para os diagnósticos da doença no município durante esses períodos. 

Novembro Azul

Buscando  trazer visibilidade para este e outros indicadores, o mês de novembro é dedicado ao cuidado da saúde do homem, através de ações e serviços de promoção, prevenção, diagnóstico e tratamento para a doença. 

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas podem incluir dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e a presença de sangue na urina ou no sêmen.