< Voltar

Vacinação antirrábica em 2025 reforça prevenção mesmo com poucos casos

Publicada dia 02/01/2026 às 16:21:32

vacinacao-antirrabica-em-2025-reforca-prevencao-mesmo-com-poucos-casos


A Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo realizou, no último domingo, 14, o Dia de Vacinação Antirrábica, com atendimento gratuito a cães e gatos. A ação ocorreu das 9h às 13h, na Praça São Sebastião, em frente à Secretaria Municipal de Saúde, e resultou na aplicação de 73 doses da vacina antirrábica em animais de estimação de diferentes raças, portes e idades

De acordo com dados do Governo do Brasil, a vacinação de cães e gatos é uma das principais estratégias para o controle da doença. Desde os anos 2000, o país reduziu de forma significativa os casos de raiva humana transmitida por cães, conhecida como ciclo urbano. Os últimos registros desse tipo ocorreram em 2013, no Maranhão, e em 2015, no Mato Grosso do Sul. Com isso, o Brasil está há quase dez anos sem novos casos de raiva humana por essa via de transmissão, superando o prazo estabelecido pela Organização Mundial da Saúde para certificação de áreas livres da doença.

Apesar da redução dos casos urbanos, a raiva humana ainda é registrada no país, principalmente associada a variantes do vírus presentes em animais silvestres, como morcegos e primatas não humanos. Entre 2015 e 2025, houve notificações em diversos estados, e, em 2025, até o momento, foram confirmados casos em Pernambuco e no Ceará, ambos relacionados a primatas não humanos.

No caso da raiva animal, o Ministério da Saúde mantém vigilância contínua em cães, gatos e animais silvestres. Embora a raiva canina esteja próxima da eliminação no Brasil, cães e gatos ainda podem ser infectados por variantes silvestres, o que mantém a necessidade de campanhas regulares de vacinação, como a realizada na cidade.