< Voltar

Amigos podem sentir ciúmes, mas o exagero preocupa

Publicada dia 30/03/2022 às 13:11:56

amigos-podem-sentir-ciumes-mas-o-exagero-preocupa


O ciúme do melhor amigo que de repente aparece com um novo amigo é normal, mas quando existe exagero é importante analisar se existe algum problema relacionado. O psicólogo Jhonatan Ferreira Gomes falou com a reportagem sobre o tema.

Atual – Alguns melhores amigos exageram na dose do ciúme. E, por querer ser único, por medo de ser substituído por algum amiguinho novo, acabam se tornando verdadeiros ciumentos paranoicos. Isso pode ser um distúrbio?

Jhonatan – Não diria que isso possa ser um distúrbio, mas talvez um dos sintomas que pode levar a um transtorno mental. Se nós olharmos de uma maneira mais ampla, o ciúme de ser substituído ou ignorado na amizade pode ser um sinal de profunda carência, abandono aprendido ou uma ansiedade emocional generalizada. É preciso entender a origem desse sentimento.

Atual – Quais os sinais de um ciúme doentio?

Jhonatan – Os sinais são os mesmos de todo relacionamento abusivo: a pessoa se torna possessiva, não permitindo que você conheça novas pessoas, enche você de perguntas quando vê você com outra pessoa, se sente inseguro ou insegura em saber que você está saindo ou na mera presença de outra pessoa e isso, se não for identificado e feito os devidos ajustes no começo, pode se tornar um comportamento tóxico onde a pessoa sente ciúmes até mesmo dos seus familiares ou pets.

Atual – O ciúme pode ser sinal de insegurança?

Jhonatan – Sim. Eu costumo dizer que você mostrar interesse na vida do amigo ou do parceiro é saudável, mostra que você se importa. Quando se entra no território de ciúmes, algumas pessoas tendem a achar “bonitinho”, mas é preciso ficar alerta, pois esse ciúme pode significar que a pessoa é insegura quanto aos vínculos que estabelece, o que gera apenas ansiedade e tristeza.

Atual – É um sentimento de posse?

Jhonatan – Está relacionado sim. O comportamento de posse é uma forma que algumas pessoas encontram de controlar o seu contexto do melhor jeito que podem. São pessoas que geralmente não têm maturidade emocional para aceitarem um não ou lidarem com alguma alteração da expectativa. Quando você “possui” algo, você sabe onde aquilo está, quem usa ou deixa de usar e aquilo tem que estar sempre disponível pra você. É o jeito que uma pessoa possessiva vê suas relações.

Atual – A pessoa ciumenta pode chegar a atrapalhar as relações do amigo com outras pessoas, sejam novas amizades ou relacionamentos amorosos. Como impor limites neste amigo ciumento?

Jhonatan – Eu sempre digo que o jeito que nos comportamos ensina as outras pessoas o jeito que queremos ser tratados. Se você não se posiciona sobre os limites que as pessoas tem que obedecer com você, elas tomarão cada vez mais liberdades que você terá dificuldade para conter depois sem machucar essa relação. Saiba dizer um “não” bem claro e objetivo quando esse amigo exigir algo que você não quer fazer ou te pressionar sobre outras pessoas. Não caia na “isca” da chantagem emocional, que é quando a amiga, ao receber um não, começa a dizer que você não a ama de verdade, que você não é uma amiga de verdade, entre outros comportamentos acusatórios. Além disso, estimule a comunicação afetiva, no sentido de tentar conversar com esse amigo ou amiga sobre os limites dessa amizade, sobre seus sentimentos e como uma amizade deve ser na visão dos dois.