Jornal Atual
< Voltar

Programa de Articulação Regional é realizado em Ourinhos

Publicada dia 23/09/2022 às 12:46:04

programa-de-articulacao-regional-e-realizado-em-ourinhos


Nos dias 19 e 20 de setembro, uma parceria entre a União dos municípios da Média Sorocabana (UMMES), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o SEBRAE realizou em Ourinhos dois dias de encontros do Programa de Articulação Regional.

Ao todo, o projeto trabalha com quatro eixos principais. Na segunda-feira, 19, foram trabalhados os eixos “Governança e Inclusão Produtiva”, para em conjunto começar o primeiro grupo regional de liderança feminina da administração pública. Mulheres da região como vereadoras, presidentes de Câmara, chefes de gabinetes, presidente de Associações Comercias, diretoras e coordenadoras, advogadas e empresárias estiveram presentes no evento. O evento ainda contou com a palestra de Dianna Fernandes sobre políticas públicas, governança e os desafios da administração municipal e regional e a importância da liderança feminina.

Segundo Luiza Dognani, articuladora de Políticas Públicas da FGV responsável pela região de Ourinhos e Diretora de Projetos do Consórcio UMMES, “Foi trabalhado a construção da governança desse grupo de mulheres que são tão relevantes em seus municípios para que em conjunto possamos fazer um networking entre cases de sucesso da administração pública, fortalecer a participação da mulher, dar apoio na participação da mulher, mostrar a importância e empoderar a mulher na administração pública”.

De acordo com a Diretora de Projetos, a importância do Programa é fortalecer relacionamentos entre os municípios entre si, a UMMES e o SEBRAE.  “Fora do Programa de Articulação (essa parceria) também iniciou e disponibilizou para diversos municípios consultorias e projetos, tudo gratuitamente realizado e oferecido”, explica.

Na terça-feira, 20, os eixos foram “Desburocratização e comprar públicas”. Foram discutidos a importância da desburocratização de procedimentos desnecessários nos municípios, com foco a facilitar abertura de empresas e tornar o ambiente de negócios mais competitivos, atraindo empresários nos municípios através da implementação medidas.

Houve também uma palestra a implantação da nova lei de licitação nos consórcios públicos. No mês de outubro, será realizado também a Primeira Câmara Técnica de Contratações Públicas compartilhadas via consorcio UMMES, para começar a implementação da nova lei de licitação, estabelecendo um corpo técnico em cada município e cronograma para regulamentação. O palestrante Bruno Tulim falou sobre o tema.

Além de Luiza, entre as pessoas que ajudaram na realização do projeto estão o presidente da UMMES - Sergio Galvanin Guidio Filho, a primeira dama de São Pedro do Turvo – Eduarda Pinheiro, o presidente da Câmara de Ipaussu – Aninha Candido,  a chefe de gabinete de Canitar – Veronica Feliciano, o líder regional da FGV que comanda a articulação do projeto em Presidente Prudente, Marília e Ourinhos – Fernando Quinteiro, o gerente regional do SEBRAE – Thiago Bueno Ferraz, e a consultora do SEBRAE - Simone Camargo.