Jornal Atual
< Voltar

Pecuaristas criam grupo no WhatsApp para prevenir roubo de gado

Publicada dia 27/02/2017 às 08:51:42

Renan Alves

pecuaristas-criam-grupo-no-whatsapp-para-prevenir-roubo-de-gado


Foi para prevenir roubo de mais gado de sua propriedade que o cirurgião dentista, Marcos Maurício Capelari, teve a ideia de criar um grupo no WhatsApp formado por pecuaristas, policiais ambientais, civis, militares, investigadores e jornalistas de todo o interior de São Paulo. O grupo chama-se “lava-gado”, em homenagem a operação lava-jato da Polícia Federal, e conta com aproximadamente 100 membros.

O cirurgião explica que em abril do ano passado, sua propriedade foi furtada e os ladrões levaram uma vaca e seis bezerros, um prejuízo de R$ 12 mil na época. “Eu comecei a ligar para outros pecuaristas, realmente alguém já tinha oferecido esse gado a eles e até recebiam fotos pelo aplicativo. Após isso, seis animais foram achados abandonados em um canavial, perdi apenas a vaca. Com certeza os bandidos ficaram sabendo que uma equipe estava procurando e aí encontramos”, contou.

A partir daí surgiu à ideia de criar um grupo para trocar informações. De acordo com as postagens feitas no grupo, mais de 200 animais teriam sido furtados em aproximadamente um ano. Cerca de 50 foram recuperados. “Por ele a gente sabe onde o animal foi roubado, quais as características e ficamos espertos com qualquer oferta na região”, detalhou o dentista.

Além de gado, o grupo serve para trocar informações sobre o furto de insumos agrícolas, maquinários e caminhões. A iniciativa também facilitou os negócios, por ele, o dentista chegou a comprar 60 animais. “O pecuarista enviou um vídeo e eu gostei da qualidade dos animais”, explicou.

No grupo, os pecuaristas também trocam informações. “Nesta semana ficamos atentos porque um carrapaticida matou mais de 50 animais na região”, contou.