Jornal Atual
< Voltar

Bonecas açoitadas em referência à oposição causam polêmica em São Pedro

Publicada dia 16/11/2020 às 16:27:19

Reprodução

bonecas-acoitadas-em-referencia-a-oposicao-causam-polemica-em-sao-pedro

Renan Alves


A comemoração da reeleição do prefeito de São Pedro do Turvo, Marquinho Pinheiro (PSDB) na noite deste domingo, 15, causou polêmica nas redes sociais. Isso porque manifestantes desfilaram com duas bonecas amarradas a uma camionete que carregava a frase “periquito nelas” em referência à chapa derrotada composta por Rose (PSD) e Marilda.

O atual prefeito foi reeleito com 57,53% dos votos e passou a noite comemorando ao lado de apoiadores e aliados. Em imagens amadoras filmadas por manifestantes é possível ver as bonecas vestidas de rosa, cor utilizada na campanha eleitoral de Rose e Marilda, sendo carregadas, puxadas pelos cabelos loiros (também uma referência às candidatas) e até açoitadas e vaiadas por manifestantes.

Segundo o código penal, incentivo ao crime em praça pública é passível de pena com detenção, de três a seis meses, ou multa. A frase dúbia escrita no carro faz apologia ao estupro e promove incitação à violência contra as mulheres e também é passível de detenção ou multa.

Procurada pela nossa reportagem, a primeira dama do município, Eduarda Pinheiro afirmou que estes bonecos é uma prática comum da velha política, que não apoia. “Uma candidata à vereadora do grupo quando passou pela oposição foi agredida e não foi realizado nenhum estardalhaço com isso, mas não apoiamos os bonecos que foram utilizados, não é do nosso perfil, mas realmente em toda essa campanha sofremos muito. A oposição invés de malhar um boneco, malhou uma candidata nossa, ela foi agredida’, afirmou. Segundo informações, nenhum boletim de ocorrência foi registrado contra a violência citada.