Em 10 anos, vereadores homenagearam apenas 9 mulheres na Câmara
Renan Alves
Entre 72 homenagens com o título de cidadania santa-cruzense, cidadão emérito ou comenda feitas nos últimos 10 anos, apenas 9 foram destinadas para mulheres na Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo.
O levantamento foi feito pelo Atual através de solicitação para a Câmara Municipal e do portal da transparência do órgão. No consolidado de 2014 a julho de 2024, as mulheres representaram 12,5% do total de títulos. Segundo o último Censo, realizado em 2022, elas são 51,4% da população local.
Entre as poucas homenageadas estão atuais vereadoras, ex-secretária de saúde e educação, professora e atuais pré-candidatas à vereança. Das 9 homenageadas, 6 delas foram homenageadas nos últimos três anos.
A Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo tem três tipos de honraria: cidadão santa-cruzense (para nascidos em outra cidade), cidadão emérito (naturais de Santa Cruz do Rio Pardo) e comenda (para classes profissionais, acadêmicas, culturais ou esportivas). Cada vereador pode homenagear até quatro pessoas por mandato. Cada homenagem se torna um projeto de decreto legislativo, que precisa ser aprovado em plenário. Depois, é realizada uma sessão solene para entrega de um certificado ao homenageado. Os custos de impressão, estrutura e pessoal são do próprio órgão.
Segundo Hannah Maruci Aflalo, pesquisadora em gênero e política na Universidade de Humboldt, mestra e doutoranda em Ciência Política pela USP e co-diretora do projeto A Tenda das Candidatas, a maioria do Legislativo é composta por homens, e portanto reproduzem uma “perspectiva masculina”.
Há uma reprodução de uma visão histórica e tradicional que privilegia e dá mais visibilidade a feitos de homens, em todos os espaços, principalmente públicos.
De 2014 em diante, o vereador que mais protocolou homenagens foi Cristiano Miranda: 6 ao todo, sendo apenas um para mulher. Cristiano Tavares e Luiz Carlos Novaes Marques, o Psiu, aparecem em seguida com cinco homenagens cada. Tavares não homenageou nenhuma mulher, Já Psiu, apenas uma.
A Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo é, majoritariamente, masculina, apenas Mariana Fernandes e Professora Roseane ocupam cadeiras atualmente.
Mesmo entre as parlamentares femininas, os homenageados homens prevalecem. Mariana Fernandes homenageou quatro pessoas, todos homens. Já Professora Roseane, homenageou quatro pessoas, entre eles, uma mulher.
Em outros mandatos, a ex-prefeita Maura Macieirinha, e Cleuza Soares, homenagearam duas pessoas cada, todos homens.