Por que os mosquitos aparecem mais no calor? Entenda

Com a chegada das altas temperaturas, outras visitas indesejadas também começam aparecer nos lares - os mosquitos. Mas por que isso acontece?
Buscando entender mais sobre o assunto, o Atual entrevistou Lia Souza, bióloga santa-cruzense, que ajuda a resolver esse mistério. Confira:
Atual - Com o aumento da temperatura e as chuvas, o aumento dos pernilongos volta a incomodar muitos lares. Porque esse fenômeno acontece nestas épocas?
Lia - O calor acelera o metabolismo dos pernilongos, fazendo que eles se reproduzam mais rápido. Nas estações mais quentes, esses insetos ficam mais agitados, se alimentam mais, ocorrendo aumento de sua atividade fisiológica, da taxa energética e da eclosão dos ovos, aumentando sua proliferação. Além disso, quanto maior a disponibilidade de sangue para a fêmea, mais favorecida a reprodução dos pernilongos, principalmente em ambientes precários e com aglomeração de pessoas.
Atual - Qual a melhor forma de combater o aparecimento desses mosquitos?
Lia - A forma mais eficaz de controlar a proliferação de pernilongos é diminuindo a fonte do problema, ou seja, saneamento básico e prevenção caseira. Assim, a eliminação de criadouros, como a água parada limpa e suja, são medidas que contribuem para bloquear o ciclo de vida desses insetos, evitando sua proliferação. O uso de barreiras físicas, telas protetoras, mosquiteiros e repelentes, usados conforme recomendações seguras, ajudam no combate aos insetos.
Atual - Qual a função dos pernilongos no meio ambiente?
Lia - Os insetos contemplam a classe com o maior número de espécies já catalogadas. Diante dessa diversidade, têm importante participação nos ecossistemas aquático e terrestre, uma vez que contribuem para o equilíbrio ecológico nesses ambientes. Os pernilongos fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento para peixes através de suas larvas e outros animais, como insetos adultos. A proliferação exagerada de uma determinada espécie de inseto em um ambiente, pode ser um indicador de desequilíbrio ecológico.
Atual - Quais seriam as maiores diferenças entre os pernilongos e os mosquitos da dengue?
Lia - Considerando que são espécies diferentes, algumas diferenças são no tamanho: o mosquito da dengue (Aedes aegypti sp) tem quase o dobro do tamanho do pernilongo; Horário ativo: o Aedes ataca geralmente nas horas mais quentes do dia, enquanto os pernilongos são mais ativos à noite; Cor: o mosquito da dengue tem coloração zebrada, já o pernilongo é inteiro marrom; Barulho: o Aedes sp é silencioso e voa muito mais rápido que o pernilongo, que é mais lento e barulhento; Picada: a pele, após a picada do pernilongo, fica avermelhada e coçando, enquanto o mosquito da dengue não deixa sinal de picada.