< Voltar

Pilates é opção para tratar problemas de mobilidade

Publicada dia 10/04/2024 às 13:42:36

pilates-e-opcao-para-tratar-problemas-de-mobilidade

Giovana Dal Posso


Dificuldade de se agachar ou realizar determinados movimentos são comuns entre pessoas que apresentam problemas de mobilidade. Inúmeros tratamentos existem para resolver essa questão, entre eles, o pilates.

Segundo Roberta Venanzoni, fisioterapeuta que atua na área há 13 anos, o pilates auxilia nessa questão através de seus movimentos precisos, controlados e fluidos. “Treinamos o corpo como um todo. Dessa forma dinâmica e integrada, é possível melhorar a mobilidade, a flexibilidade, a força, a postura, a coordenação e o equilíbrio do indivíduo que pratica”, explica. 

Se é comum encontrar pacientes com limitações de movimento? Mais do que se imagina! “A vida moderna é cheia de facilidades tecnológicas que nos colocou em estados menos dinâmicos e o preço que pagamos pelo conforto se reflete na inatividade do nosso corpo.  Nas sessões de Pilates buscamos dar liberdade de movimento a todas articulações, focando nos movimentos da coluna que é o eixo de toda movimentação do nosso corpo, pensando do centro para as extremidades”, complementa Roberta. 

As queixas mais comuns são nos quadris, com problemas refletidos em pouca flexibilidade pélvica e de membros inferiores; e na região torácica que reflete em rigidez, padrão respiratório anormal e excesso de mobilidade nas regiões lombar ou cervical.  Sobre as causas, a fisioterapeuta explica que é difícil apontar somente um hábito. “Fatores externos e internos devem ser considerados, e a individualidade de cada ser no seu contexto social. A postura sentada por longos períodos tem sido vista como vilã, eu diria que intervalos em posições compensatórias são bem vindas para minimizar seus danos - e o sedentarismo em si deve ser evitado de toda forma”. 

Para quem busca o tratamento, não há restrição de idades. “Nesse sentido, o Pilates é bem democrático, aceita e trabalha sem restrições de idade. Apenas respeitando a individualidade e qualquer diagnóstico prévio”, comenta. Em seu estúdio, o Beta Pilates & Fisioterapia, ela conta que inicia o atendimento do público infantil a partir dos 10 anos. 

“Além de ganhar mobilidade, flexibilidade e força, o Pilates também alivia dores, reduz o estresse, melhora coordenação motora e equilíbrio, previne lesões e melhora a performance”, finaliza sobre os benefícios da prática.