< Voltar

Paixão por fotografia levou santa-cruzense a conhecer diversas celebridades

Publicada dia 12/01/2022 às 15:21:44

paixao-por-fotografia-levou-santa-cruzense-a-conhecer-diversas-celebridades


A fotógrafa Rebeca Ribeiro é natural de Santa Cruz do Rio Pardo. A fotografia entrou em sua vida desde criança, neta de Luiz Barbosa, um dos primeiros fotógrafos da cidade, e com o pai e tio que sempre tiveram a fotografia como hobby, Rebeca cresceu neste meio. Começando como brincadeira, depois como bico, a fotografia foi entrando em sua vida até virar sua profissão e abrir portas para conhecer muitas pessoas como o ex-jogador Cafú, o cantor Gilberto Gil, o automobilista Cacá Bueno, além de diversos atores, atrizes, bandas, chefes de cozinha, empresários, filósofos, palestrantes e muitos outros.

Rebeca tem uma empresa de fotografia corporativa junto do marido Jacoob, quem, aliás, conheceu através da fotografia em 2017. Através da empresa que realiza coberturas fotográficas de grandes eventos corporativos e que costuma conhecer artistas que participam, seja dando palestras, ou se apresentando de alguma forma.

O início da fotografia na família foi então com o avô que era fotógrafo autônomo com uma Olimpia pen 35mm. Ele fazia fotos de aniversários e casamentos, mas fazia os antigos monóculos. “Os monóculos ele fazia finais de semana nas fazendas da região que tinham colônias. Enchia um filme de 35 poses, que para slides dobraram as poses, fazia em média 70 slides. Meu pai ia pra São Paulo para revelar os slides, comprava um cento de caixinhas de monóculos, em casa meus tios e avó cortavam os slidezinhos encaixava na tampa fundo do monóculo e no domingo seguinte iam entregar e tirar mais fotos”, conta.

Vendo toda essa movimentação e ouvindo as histórias do avô, Rebeca foi entrando neste mundo, começou com uma máquina ainda das de filme, depois uma digital compacta, até chegar em uma digital moderna e profissional. Ela trabalhava em uma loja de roupas na cidade e fotografava aniversários de amigos e parentes como um bico. Até que fotografou o casamento de uma amiga e decidiu se dedicar a profissão.

Em 2011 se mudou para São Paulo para estudar teatro, mas percebeu que o que estava realmente a sustentando eram os freelas de fotografias e outros trabalhos, então foi entrando no mundo dos eventos. “Eu me encantei por poder fotografar livremente, diversificar, me apaixonei e larguei tudo para investir nesta área”, conta.

Em 2017 conheceu seu atual marido através da fotografia, ele já tinha experiência no mundo coorporativo e juntos resolveram montar uma empresa. Além da cobertura fotográfica, eles oferecem outros serviços como foto instantânea, monóculo, toten retrô, diversas coisas divertidas para festas.

Estes eventos de convenções ou treinamentos costumam ter festa no último dia e é quando Rebeca conhece muitas bandas e cantores, uma delas que ela gostou de conhecer por ser fã foi a banda Skank. Ela conta que não tem muitas fotos com os famosos que cruza seu caminho nestes eventos, pois não gosta muito de tietar. Então ela tira fotos quando realmente conversa com a pessoa e cria algum tipo de relação.

Isso aconteceu quando conheceu o cantor Gilberto Gil. Ela conta que não sabia de sua presença no evento que estava, pois os organizadores não costumavam revelar antes. “Quando vi que seria ele, cheguei a me emocionar. Precisei ir para um canto afastado para não perceberem meus olhos marejados. Quase não acreditei quando ainda tive oportunidade de conversar com ele. As canções de Gilberto Gil fazem parte da minha vida. Tive que me conter para não chorar enquanto conversava com ele. Tem música dele que canto para melhorar quando estou em alguma situação ruim. Então foi realmente muito emocionante este encontro. Ainda ele estava com um filho dele que estava com um bebê e acabei me envolvendo na conversa sobre família, sobre crianças, me senti conversando com um vizinho de bairro, foi surreal”, conta.

O jogador Cafú, ex-capitão da seleção brasileira, Rebeca conta que também foram encontros marcantes e chegaram a estreitar relações, juntamente de seu marido, pois muitas das festas foram realizadas na casa do ex-jogador. “Ele é uma pessoa incrível, de uma humildade gigante e muito receptivo”, revela.

Rebeca comentou que um evento que costuma cobrir chamado TEDx São Paulo foi onde conheceu mais artistas e celebridades. A atriz Marina Rui Barbosa, o Gilberto Gil, palestrantes Leandro Carnal, Sabrina Sato, Rodrigo Faro, foram alguns.

Rebeca e o marido sofreram durante a pandemia com a paralização dos eventos presenciais, mas adaptaram seus serviços e conseguiram manter o serviço com opções virtuais. “Foi um choque, estávamos com um ano praticamente de agenda completa e foi tudo cancelado. Mas tivemos que nos adaptar a situação, então buscamos recursos dentro da fotografia. No final de 2020 já começou o retorno de alguns eventos e sempre dentro de rigorosos protocolos e testes de covid antes e depois do trabalho. Até agora ainda somos testados nos eventos que estamos fazendo”, relata.