< Voltar

Fechamento de lojas preocupa setor comercial em Santa Cruz

Publicada dia 15/08/2025 às 17:07:40

fechamento-de-lojas-preocupa-setor-comercial-em-santa-cruz


Nos últimos 90 dias, Santa Cruz do Rio Pardo viu o fechamento de diversos comércios tradicionais. Entre as lojas que encerraram atividades estão Shopping do 1,99, Ike Boutique, J Mafuz, Madtrat ConstruReforma, Hering Basic Store, Closet Modas, Lojas Tradição, Prosperità Presentes, Joelma Presentes, além da Farmácia Unimed. A reportagem percorreu a Rua Euclides da Cunha e identificou ao menos 15 imóveis vazios com placas de "aluga-se", "vende-se" ou em situação de abandono.

Apesar do cenário, os dados oficiais mostram que, até julho de 2025, 699 novas empresas foram abertas e 463 encerraram suas atividades. Em 2024, o total foi de 1.026 empresas abertas e 673 extintas.

Segundo João Vitor Marsola, secretário de Tecnologia, Indústria e Comércio, a prefeitura tem atuado com parcerias para apoiar o setor. “A Secretaria estabeleceu uma parceria estratégica com o SEBRAE e o SENAI para promover o desenvolvimento profissional e a capacitação de empresários e colaboradores locais”, afirma. Ele destaca ainda a adesão ao programa Trampolim, do Governo do Estado, que oferece vagas de emprego e capacitação gratuita.

Sobre os imóveis comerciais desocupados, Marsola afirma que “imóveis desocupados rapidamente despertam o interesse de empresas, que buscam instalar negócios inovadores e diversificados”. Para ele, o mercado imobiliário local continua aquecido.