Disciplinas eletivas ajudam alunos a definir projeto de vida
Renan Alves

Um sistema de disciplinas eletivas existente na escola estadual Genésio Boamorte desde 2014 está provando que ajuda os alunos a definir seus projetos de vida desde o início da adolescência.
Disciplinas eletivas são aulas que integram a Parte Diversificada do Programa Ensino Integral, as quais envolvem diferentes áreas de conhecimento e pressupõem a diversificação de situações didáticas, visando aprofundar, enriquecer e ampliar estudos relativos aos conteúdos das áreas de conhecimento contempladas.
“Os temas são sempre relevantes e são abordados de modo a aprofundar os conteúdos da Base Nacional Comum e definidos considerando os projetos de vida, os focos de interesse dos alunos e as demandas de aprendizagem da escola. A cada semestre, os professores oferecem aos estudantes um conjunto de opções de disciplinas eletivas e os alunos, após analisarem o planejamento de cada, escolhem de forma consciente a que deseja cursar”, explica o diretor Elton Simão.
A cada seis meses as disciplinas são trocadas e os alunos devem apresentar um trabalho de conclusão daquele módulo. Na quarta-feira, 21, os estudantes da Genésio definiram quais disciplinas irão realizar no segundo semestre deste ano. O evento contou com dança, teatro e produções audiovisuais.
As disciplinas oferecidas neste semestre foram “Lixo é luxo”, “Luz, câmera, animação”, “Solidariedade, assim a gente transforma o mundo”, “Tecnologia em ação – robótica”, “Som + eu”, “Herdeiros do futuro”, “Matemática em cena”, “Pinte e borde pelo Brasil” e “Que língua é essa?”.
Modelo
A escola Genésio Boamorte se tornou modelo e referência em Santa Cruz do Rio Pardo ao aplicar as disciplinas eletivas e está sendo procurada por diversos diretores para entender o funcionamento. A partir de 2020, estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio na rede estadual terão aulas de projeto de vida, tecnologia e componentes eletivos. A mudança faz parte do programa Inova Educação, lançado pelo governador João Doria.
Com a proposta de conectar as escolas à realidade dos estudantes, o projeto irá permitir que os estudantes façam duas disciplinas eletivas por semestre. Cada escola deverá organizar o “Feirão de Eletivas” no início do ano, onde são discutidas coletivamente as opções ofertadas com base nos interesses e nos projetos de vida dos adolescentes e jovens, assim como as formações e vocações dos professores.
Para apoiar esse processo, a Secretaria de Educação também irá disponibilizar sugestões de temas para eletivas, como empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos.