< Voltar

Centro Cultural Special Dog promove festival de curtas

Publicada dia 07/10/2024 às 15:21:24

centro-cultural-special-dog-promove-festival-de-curtas


O Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto será o palco do 1º Festival 2 Minutos, promovido pelo Centro Cultural Special Dog, no dia 10 de outubro, às 19h30. A iniciativa faz parte de um projeto através da lei de incentivo Proac ICMS.

Juliana Manfrim, diretora do Centro Cultural Special Dog, destaca o propósito do festival, que vai além de uma simples exibição de curtas: “O festival surgiu com o propósito de divulgar o nosso núcleo de cinema que, ano a ano, vem se fortalecendo internamente”. 

A proposta teve início em 2023, com oficinas de cinema voltadas para jovens. “Este projeto foi desenhado em 2022, pensado em comemorar a primeira década do Centro Cultural Special Dog", afirma Juliana. Com as oficinas de cinema, o Concurso de Ideias foi idealizado, que rendeu o roteiro do curta-metragem gravado este ano e inspirou toda a trilogia de filmes lançados pelo núcleo.

A competitividade também estará presente no evento. O festival premiará os três primeiros colocados, incentivando os jovens cineastas a mostrarem sua criatividade. “Este projeto foi desenhado para instrumentar jovens desde a oficina! Já o festival é aberto a pessoas de qualquer cidade, mas, para nossa alegria, a região foi bem receptiva. Teve adesão”, conta a diretora.

Com o tema inspirado em mensagens de esperança e positividade, os curtas-metragens carregam um ideal nobre. “O tema inspira conteúdos leves, com mensagem de esperança, o que para nós é fundamental! Comunicar bons valores através da arte”, exalta Juliana.

O festival faz parte da conclusão de uma trilogia cinematográfica produzida pelo núcleo de cinema do Centro Cultural. A produção “Viva o Presente da Vida” será lançada em novembro e conta com a participação especial da renomada atriz e professora Eliete Cigarini, da Escola Wolf Maia. Além disso, a trilha sonora original do filme foi composta especialmente para a obra e gravada com alunos do Centro Cultural.

Juliana expressa entusiasmo pelo futuro do projeto, sem descartar a possibilidade de novas edições. “Este é o primeiro, e quem sabe outros virão?”, conclui.