Cemitério Municipal tem origem em 1908 e registra cerca de 500 sepultamentos por ano
Informações históricas e administrativas sobre o Cemitério Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo ajudam a revelar curiosidades sobre um dos espaços mais antigos do município. Os dados foram repassados pela Secretaria de Administração e mostram que, apesar da longa existência do local, não há uma estimativa exata do número de pessoas sepultadas ao longo dos anos.
Segundo a secretaria, “não há uma estimativa exata de quantas pessoas estão sepultadas; hoje estamos com a perp. nº 6833, visto que há anos atrás existia placa comum de pessoas sepultadas na terra, adultos e crianças”. Em relação à rotina atual do cemitério, a Secretaria de Administração informou que o município registra, em média, cerca de 500 sepultamentos por ano.
Os registros mais antigos indicam que o cemitério já estava em funcionamento no início do século XX. Conforme consta em livro da época, o primeiro sepultamento ocorreu em 18 de janeiro de 1908, no nome de João José dos Santos.
Questionada sobre iniciativas voltadas à preservação da memória histórica do Cemitério Municipal ou à valorização do espaço como parte da história de Santa Cruz do Rio Pardo, a Secretaria de Administração informou que não há conhecimento de projetos específicos com esse objetivo. “Não se tem conhecimento de projeto histórico dos cemitérios; o que existe são as capelas e pessoas ilustres sepultadas”, destacou.
