< Voltar

Castração de pets deve ser realizada de forma responsável

Publicada dia 06/10/2022 às 16:31:02

castracao-de-pets-deve-ser-realizada-de-forma-responsavel


Para donos de animais, a castração de cães e gatos é uma pauta recorrente. Seja pelo controle populacional ou pela prevenção de doenças, cada vez mais os bichinhos são submetidos ao procedimento.

Rafaela Zilio, veterinária, conta que a castração deve acontecer dependendo de cada caso, não existindo idade mínima ou máxima do animal para se realizar. “O que existe são indivíduos que precisam ser castrados mais cedo ou não”, conta. “Animais que tem uma casa, que não tem perigo de estar na rua, entrar no cio e causar transtornos, é recomendado ao responsável pelo animal esperar o primeiro cio da cadela ou da gata pra depois castrar. E do macho, assim que ele entrar na puberdade, por volta de oito ou nove meses”.

O motivo dessa espera é que a castração antes do primeiro cio ou puberdade não dá a chance de alguns órgãos atingirem a maturidade, como o sistema urinário do animal, o que causa uma deficiência hormonal e no futuro pode provocar problemas como o estreitamento da uretra.

Para a recuperação, Rafaela explica que, em casos de castrações eletivas, quando o animal não tem algum problema no útero o ovário, é realizada uma incisão mínima, e a recuperação costuma acontecer de forma tranquila. “As medicações são feitas já na clínica, que vão durar por alguns dias. O animal vai embora com uma roupinha pra não lamber os pontos nas fêmeas e nos machos é colocado o colar”, explica. “Pode ser recomendado também o uso de analgésicos, e para as fêmeas são necessárias 48 horas de restrição e repouso para que elas não pulem ou saltem durante o período. Após 10 a 15 dias os pontos já são retirados”.

Quando se pensa em castrar o animal, uma das primeiras dúvidas dos donos é em relação ao ganho de peso, e se o procedimento aumenta a tendência a obesidade do animal. Segundo a veterinária, isso depende de animal para animal.

“O macho castrado tem tendência a elevar o peso, porque é retirada a maior fonte de hormônio masculino dele. Todos os indivíduos têm hormônios femininos e masculinos, quando castramos o macho, retiramos a maior parte da produção de testosterona dele, e ele vai acabar ganhando peso por causa disso. Nas fêmeas, não há relação, já que são tirados os hormônios que geralmente causam o ganho de peso”, conta. Um dos fatores que levaria a esse aumento de peso, porém, seria o fato dos animais ficarem mais sedentários após a castração.

Para acalmar os donos, ela afirma que apesar da cirurgia ser uma técnica bastante complexa e existirem diversas complicações que podem acontecer se o procedimento não for realizado de forma correta, o procedimento é um dos mais comuns dentro das clínicas veterinárias, sendo a cirurgia que os profissionais mais realizam.