< Voltar

Autor santa-cruzense lança seu terceiro livro

Publicada dia 30/11/2022 às 12:58:31

autor-santa-cruzense-lanca-seu-terceiro-livro

Giovana Dal Posso


No último dia 11 de novembro, sexta-feira, o professor e escritor Luiz Carlos Cichini lançou seu terceiro livro intitulado “Simplesmente Lila”, em uma noite de autógrafos. A obra é uma homenagem póstuma à sua mãe, Aparecida Maria Pedroso Cichini, que faleceu de câncer em novembro de 2020. Como uma promessa à sua mãe, ele havia dito a ela que escreveria um livro contando sua história - assim fez. O apelido, Lila, acompanhava a mulher desde seu nascimento: “Quando nasceu, ela era muito pequenina. Um de seus tios disse que ela parecia uma currila (pássaro corruíra) e disso se originou o apelido Lila”, relata o autor. 

A noite de autógrafos foi única para o escritor. “Foi uma noite especial, com muitos convidados, entre familiares, amigos meus e da minha mãe. Tivemos a presença do Presidente da Câmara Cristiano Miranda, da Vereadora Roseane, do Secretário de Educação Rogério Plina, Secretária de Cultura Renata Sartori, Padre Gilberto Moretto, entre outros. Em minha fala expliquei o processo de criação do livro e, ao final, exibimos um vídeo com fotos de minha mãe em seus vários momentos, ao longo do tratamento. Depois de tudo, encerramos com os autógrafos e com um coquetel”, expõe. 

Para ele, além de relatar a história de sua mãe, o livro também pode servir como uma inspiração a outras mulheres, as ajudando. “É uma história de superação em vários âmbitos. Superação das dificuldades conjugais, em nome do bem estar dos filhos. Superação das circunstâncias difíceis da vida, pois a esperança em dias melhores sempre a norteou. Superação do câncer, uma vez que ela enfrentou todo o longo processo de tratamento com muita determinação, crendo na cura. A parte física sucumbiu à doença, mas a parte espiritual lutou até o fim e venceu”, conta.

“Ao buscar homenageá-la, optei por transformá-la em personagem narradora. É ela quem conta sua própria história, através de minhas palavras, de minha escrita. Todos os fatos narrados foram baseados única e exclusivamente em minhas recordações de tudo o que ela me contou ao longo da vida. A escrita foi concluída em 14 noites, uma em janeiro e treze em julho, sendo seguida por todo o processo de revisão e diagramação que eu mesmo realizo em meus livros. A capa foi produzida pelas designers Vanessa de Oliveira e Thaís Ferrari, uma parceria que vem dando certo desde meu primeiro livro. Elas conseguem captar a essência de minha inspiração e criar algo sempre belo e surpreendente”, explica Luiz sobre o processo criativo de escrita do livro. 

Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato diretamente como autor, através de seu Facebook (Luiz Carlos Cichini), Instagram (cichiniluiz85), ou WhatsApp (14) 99812-0457. Exemplares de seus dois primeiros livros, Entrelaces: vida em prosa e verso (2020) e Soturna Alvorada (2021), também estão disponíveis.